Recorrência na prática: minha empresa pode cobrar com o modelo?

A recorrência é um modelo de cobrança que vem ganhando força a cada dia. Isso porque um dos seus principais atrativos é a facilidade de comprar – e de cobrar. Em um mundo ainda impactado pelos resultados da pandemia, oferecer simplicidade na hora da compra online, aliada à segurança, é o que faz a diferença para a tomada de decisão do consumidor. 

A cobrança recorrente teve um destaque importante na “nova forma” de consumo. Com novos hábitos e comportamentos do consumidor, as empresas tiveram que evoluir na parte de experiência do cliente e, claro, na forma como são disponibilizadas as formas de pagamento. 

Segundo dados do estudo Subscription Economy Index, da Zuora, 2020 foi o ano em que empresas e clientes despertaram para todo o potencial dos modelos de serviços digitais recorrentes. Que continuaram crescendo em 2021 e vão, ainda além, em 2022. 

Só para você ter uma ideia, nas últimas décadas, empresas baseadas no modelo de recorrência cresceram 4.6x mais rápido do que os negócios tradicionais.

E, para atingir esse crescimento exponencial, muitas empresas nem precisaram investir milhões em marketing e vendas, acredite. 

Ainda segundo dados da Zuora, certa de 70% das cobranças recorrentes provém de pessoas que já são clientes das próprias marcas. Mostrando que o modelo é muito eficaz no combate ao churn e retenção.  

Se você quer conhecer mais sobre o modelo de cobranças recorrente e todas as possibilidades que ele pode oferecer para sua empresa, não deixe de ler até o final deste texto.

Afinal, o que é cobrança recorrente?

A recorrência nada mais é do que uma forma de cobrar através de planos, assinaturas ou mensalidades. Isso de forma contínua, seja mensal, trimestral ou anual – personalizável de acordo com o período escolhido previamente. 

Através da inteligência em automação das cobranças, a empresa que utiliza o modelo consegue escalar todo o processo de gestão de vendas, recebimentos, controle de inadimplentes, controle de estoque e muito mais.

Imagine que você possui 100 clientes que, todos os meses, realizam um pagamento no valor X para a sua empresa. Isso significa que, todos os meses, o setor financeiro precisa emitir as cobranças (de forma manual, muitas vezes) para que os seus clientes efetuem o pagamento.

Com a recorrência, esse processo de cobrança passa a acontecer de forma automática. Do seu lado (empresa) só é necessário realizar a venda uma única vez e incluir o cliente na esteira de cobrança recorrente. Do lado do consumidor, ele também só precisa realizar a compra uma vez, pagando recorrentemente de acordo com o período da assinatura escolhida. Seja através do cartão de crédito (mais comum), ou por Pix/ boleto.

Simples, certo? E o processo da criação de planos, assinaturas ou mensalidades é totalmente personalizável de acordo com a necessidade do seu negócio e com o perfil dos seus clientes. Você define as regras. 

Recorrência na prática: toda empresa pode usar?

A resposta, ao contrário do que você pensa, não é difícil. O modelo de cobrança recorrente pode se adequar a qualquer empresa sim. Seja um negócio novo, que já vai nascer com a estratégia recorrente, ou uma empresa que já atua no mercado e necessita expandir sua atuação e diversificar seus produtos ou serviços. As possibilidades são infinitas!

Só para ter uma ideia, atualmente, o valor de mercado global da Economia da Recorrência está estimado em US$275 bilhões. Isso significa que já tem muita empresa aplicando, de forma eficaz, o modelo. E que ainda existe espaço para que novas soluções aproveitem todos os benefícios da recorrência também. 

Pensando em ajudar empresas a expandirem os negócios e facilitarem a implementação de cobranças recorrentes, a iugu lançou um material essencial para quem deseja explorar os caminhos da recorrência. 

O Recorrência na Prática: como aplicar a cobrança recorrente em 7 segmentos de negócio, traz insights para você entender mais sobre:

    • O que é recorrência?
    • Vantagens de usar a cobrança recorrente;
    • Como usar a recorrência em variados segmentos;
    • Como evitar erros na cobrança recorrente;
    • As principais métricas da recorrência;
    • Como funciona a recorrência na iugu?

Primeiros passos para implementar a recorrência no seu negócio

A primeira coisa que você precisa para começar a utilizar a recorrência é contar com uma empresa que ofereça tecnologia para realizar essas cobranças – de forma segura e prática. E a iugu é a minha indicação quando falamos desse tema. 

Com a ideia do seu produto/serviço pronta para atender às vendas recorrentes, aliada a uma tecnologia de ponta para cobrar de forma recorrente, você tem a base de uma estratégia consolidada e que cresce mais a cada dia. 

E, se mesmo depois de ler este texto e o material que a iugu disponibilizou, você ainda tiver alguma dúvida, é só procurar um dos especialistas do time iugu para tirar todas as suas dúvidas e entender melhor como aplicar as cobranças recorrentes na sua empresa!

 

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