Vendas Online: como migrar as vendas do off para o online

Forçado pela pandemia do Covid-19, 2020 foi um ano histórico para as vendas online. Muitas empresas que nem pensavam no assunto, viram na digitalização a saída para manter seus clientes e faturamento.

A migração das vendas do off para o online aconteceu, de forma natural, quando os clientes se viram obrigados a ficar em casa – e o comércio permaneceu fechado por alguns meses. 

Além disso, o fato de a operação digital não exigir, a princípio, tanto investimento e burocracia como o físico, potencializou ainda mais esse movimento.

Se você está pensando em digitalizar sua empresa, veja neste artigo porque isso é cada vez mais importante e também algumas dicas de como fazer isso!

Por que migrar as vendas do off para o online?

Segundo uma pesquisa da Neotrust, depois do início da quarentena noBrasil em 2020, o crescimento do e-commerce chegou a 75%, fazendo com o que país alcançasse o 4º lugar no ranking dos países com os maiores crescimentos do varejo digital. 

Em 2021 o cenário não foi diferente, apesar da retomada da economia, do trabalho presencial e do horário normal de funcionamento dos estabelecimentos, o hábito das compras online não foi abandonado pelos brasileiros, fazendo com que o e-commerce arrecadasse cerca de 53 bilhões de reais no 1º semestre.

A questão aqui é que comprar online já não é mais uma exceção, é uma preferência dos consumidores, por diversos motivos, sendo alguns deles:

  • Comodidade;
  • Praticidade;
  • Economia;
  • Facilidade de encontrar produtos e comparar preços;
  • Amplo horário de funcionamento.

Oferecer essas vantagens aos seus clientes pode ser a receita para o sucesso, ao mesmo tempo em que, não oferecer, pode ser bastante arriscado para o seu negócio.

Se os seus concorrentes já estão realizando vendas online, é preciso se modernizar, analisar o que precisa ser feito e colocar o plano em prática.

7 dicas para migrar as vendas para o online

Agora que você já percebeu como o mercado de vendas online conquistou os brasileiros, vamos mostrar algumas dicas que podem te ajudar a iniciar ou potencializar as suas vendas digitais, além de conhecer estratégias que, realmente, fazem a diferença!

1- Tenha um plano de negócios

Ok, você provavelmente já tem um plano de negócios para a sua empresa física. Entretanto, é importante criar um planejamento específico para migrar suas vendas para o online, pois cada um possui suas particularidades.

Você usará seu plano de negócios como um roteiro para estruturar, administrar e expandir seu negócio.

Ele deve conter, entre outras coisas, os seguintes pontos:

  • Objetivo;
  • Plano de marketing e vendas;
  • Plano financeiro;
  • Investimento;
  • Análise de mercado;
  • Público alvo;
  • Descrição detalhada do seu produto.

Com o plano de negócios pronto, os próximos passos se tornam mais simples de serem realizados!

2- Defina o tipo de negócio

As vendas online podem ocorrer por diversos canais, como por exemplo as plataformas de e-commerce, os marketplaces, redes sociais ou aplicativos.

Com o plano de negócios em mãos é hora de definir onde você irá vender o seu produto ou serviço.

Conheça melhor cada um destes canais:

Marketplace

Quando sua marca decide vender dentro de um Marketplace – como Magazine Luiza, Americanas, Amazon – todo o trabalho de exposição do produto e alcance ao público, é da plataforma, e não sua.

Isso faz com que a jornada do cliente seja simplificada. Ele realiza a pesquisa, entra num ambiente já conhecido, compra e recebe o produto na sua casa.

Para quem está começando, o Marketplace pode ser uma ótima opção, com menor investimento em plataforma e ações de marketing.

Entretanto existe o ônus da menor possibilidade de personalização da sua marca, além da concorrência, que é muito maior em um marketplace. 

E-commerce

O e-commerce está mais popular do que nunca e, por isso, pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio!

Nele, você pode personalizar sua marca e ter total controle sobre funcionalidades, captura de dados, definição de preços e prazos, descontos e, até mesmo, sobre  os meios de pagamento utilizados.

Entretanto, para lançar a sua marca no mercado através de um e-commerce próprio, é preciso investir em ações de marketing e conhecer a fundo o mercado para poder se destacar.

Redes Sociais

Plataformas de mídia sociais, incluindo Facebook, Instagram e Pinterest, agora oferecem recursos que permitem aos donos de negócios criar sua própria loja online, dentro delas mesmas.

Essa estratégia permite que você crie relacionamentos mais profundos com seu público, o que é ótimo para a construção da sua marca.

Você pode escolher uma dessas estratégias para realizar suas vendas, ou até mesmo utilizar todos estes canais, aumentando ainda mais a chance de alcançar as pessoas certas e aumentar o seu faturamento.

Conheça os desafios e vantagens de cada uma e faça seu planejamento para obter o melhor de cada uma delas!

3- Escolha uma boa empresa de pagamentos

Muitos donos de negócio offline apenas se preocupam em receber por cartão através de uma maquininha, acreditando ser suficiente para atender plenamente seus clientes.

Entretanto, no ambiente online pode não ser tão simples. Além da variedade nos meios de pagamento, a experiência do checkout é extremamente importante.

Por se tratar de um ambiente online onde as pessoas irão digitar dados pessoais e de pagamentos, se elas não se sentirem seguras, a chance de abandonarem o carrinho será muito maior.

Por isso, é importante oferecer um ambiente seguro e um checkout transparente, de preferência sem redirecionamento, para que a pessoa possa concluir a compra rapidamente e sem desconfiança.

A variedade de meios de pagamentos aceitos pela sua loja também contará muito no número de vendas.

Além dos cartões de crédito e débito, é preciso oferecer também opções para pessoas desbancarizadas – ou que simplesmente não possuem essas opções de pagamento – como boletos e também o Pix, que apesar de ter sido lançamento há apenas um ano, já possui milhões de adeptos, pela sua praticidade e confiabilidade.

Para oferecer uma boa experiência de pagamento e variedade, é preciso escolher a empresa certa que poderá oferecer isso e muito mais para a sua empresa.

Busque por empresas de pagamento que estejam antenadas no mercado, que possuam tecnologias que facilitem a gestão das empresas e que também ofereçam soluções diversas para você e seus clientes.

4- Invista no Marketing Digital

As estratégias de vendas online podem ser um pouco diferentes do offline, isso porque no mundo da internet, o marketing digital é uma estratégia essencial para fazer as pessoas encontrarem a sua loja.

Saber sobre SEO, inbound marketing, marketing de conteúdo e ads são apenas algumas estratégias que você irá precisar dominar – ou contratar alguém que domine – para se destacar no mercado digital.

Ter um bom site não é suficiente para garantir suas vendas, é preciso que as pessoas o encontrem, seja através de pesquisas no Google ou pelas redes sociais, utilizar o marketing digital é essencial!

5- Crie estratégias de fidelização

Como dono de negócio, você deve saber que conquistar um novo cliente costuma ser mais difícil, e caro, do que manter um antigo.

Pensando nisso, que tal criar algumas estratégias para fidelizar seus clientes e fazê-los retornar sempre que precisarem de um novo produto ou serviço?

Estratégias como oferecer programas de fidelidade, brindes, ou até mesmo descontos por indicação, costumam funcionar!

Mas não se esqueça de estratégias menos ativas, mas que são tão importantes quanto, como oferecer uma excelente experiência do cliente dentro da sua loja – ou em qualquer outro ponto de contato – e também oferecer um atendimento de excelência, tratando seu cliente exatamente da forma como ele espera ser tratado.

6- Esteja atento às tendências

O mundo na internet é muito dinâmico, e por isso, empresas que não se modernizam e que não acompanham tendências podem ter dificuldades em se manter vivas na mente das pessoas.

Saber o que está acontecendo no seu setor, o que os concorrentes estão fazendo e também as tendências que vem de fora do país é essencial para saber se as suas estratégias estão alinhadas com as expectativas dos seus clientes.

Alguns exemplos de tendências para todos os segmentos:

  • Realidade Virtual;
  • Aplicativos próprios;
  • Multicanalidade;
  • Assistentes Virtuais.

Analise cada uma delas e veja se faz sentido adotar no seu negócio! Com certeza irá surpreender seus clientes!

7- Prepare-se para as datas sazonais

Assim como no comércio offline, as vendas online também possuem seus pontos altos de acordo com a sazonalidade.

Entretanto, é preciso estar atento a algumas questões para garantir que seus clientes continuarão sendo bem atendidos também nestas datas.

Esteja atento à sua plataforma, para garantir que ela suporta uma quantidade maior de acessos e checkouts.

Analise também seu estoque e logística de entrega para um fluxo maior de pedidos.

Veja se o seu time de atendimento possui capacidade para absorver maior demanda de ligações, ou se é preciso filtrá-las através de tecnologias como chatbots.

Ações como essa podem garantir uma experiência melhor para seus clientes e também para seus colaboradores!

Agora, se você ainda não está no mundo das vendas online, você pode estar desperdiçando um grande potencial de vendas!

Mas não se preocupe, nunca é tarde para começar e a internet tem espaço para todos, basta traçar as estratégias certas, encontrar os parceiros certos e tirar suas ideias do papel!

E se você quer dar o primeiro passo hoje mesmo, baixe gratuitamente o Guia Completo para Migrar as Vendas do Offline para o Digital!

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp