E-mail promocional: o que é e como fazer?

O e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais efetivos do mercado.


Ainda assim, muitas pessoas desperdiçam esse potencial porque não sabem usar da maneira correta…

O certo é usar de forma criativa, envolvendo a audiência em uma narrativa e entregando uma mensagem de grande valor.

Se não for assim, vira panfletagem.

Neste texto, você aprenderá a fórmula perfeita para fazer um e-mail promocional que realmente vende.

Como fazer um bom e-mail promocional em 5 passos 

Imagine o cenário: você está indo ao banco e alguém entrega um panfleto de uma loja na sua mão. Aposto que já aconteceu com você.

Em menos de 10 segundos a maioria das pessoas joga no lixo, ou dobra e enfia no bolso. Quando muito, dá uma olhadinha, mas nunca vai na loja.

Um e-mail promocional ruim é a mesma coisa. Para ser considerado um bom e-mail, ele precisa ter:

  1. Conexão com as dores do público;
  2. Uma oferta de valor;
  3. Conteúdo atrativo;
  4. Layout agradável;
  5. Redação impecável.

Vamos ver como se faz?

Entenda sua audiência

Se você não souber as dores do cliente, como espera causar transformação?

Defina seu público-alvo e persona e entenda qual desafio o seu produto ajuda a superar. Entenda para quem você está enviando os e-mails e escreva mensagens de acordo.

A maioria dos disparadores de e-mail marketing permite que você faça a segmentação do público. Ou seja, você pode dividir a audiência em perfis – homens que moram no Sul; pessoas que já fizeram uma compra, e por aí vai. 

Assim fica mais fácil escrever uma mensagem que acerta bem onde dói.

Faça uma boa oferta

Quando entender o que a audiência procura, trabalhe uma oferta que tenha relação com ela.

Além de oferecer um produto de qualidade com um preço bacana, pense em como apresentará essa solução no e-mail.

Por exemplo:

  • Se você vende produtos para calvície: eles não fazem crescer cabelo, mas sim devolvem a juventude a homens de todas as idades.
  • Se vende planilhas de planejamento financeiro: elas não ajudam a poupar dinheiro, mas sim a se aposentar cedo, com dinheiro o suficiente para viajar todo mês.

Percebeu a diferença?

Apenas tome cuidado para não fazer propostas mentirosas. 

Seja didático

O seu e-mail deve ter duas partes: narrativa + oferta. Muitas vezes, elas estão misturadas no texto do e-mail.

Em outras palavras, você deve contar uma história que vale a pena ser lida. E, ao mesmo tempo, oferecer todas as informações sobre o produto, preço, formas de pagamento, validade da promoção e por aí vai.

É necessário ter prática para ser didático, sucinto e convincente, por isso escreva bastante e faça testes A/B para saber qual texto tem melhores resultados.

Crie um layout agradável

O seu e-mail precisa ser bonito. Caso contrário ninguém tem vontade de ler

Isso não significa criar artes mirabolantes, usar Photoshop para criar layouts incríveis, ou pagar caro em uma ferramenta de disparo de e-mails. 

Estas são dicas simples para melhorar o layout dos seus e-mails:

  • Escreva frases curtas, use palavras simples, e escreva parágrafos curtos. Assim fica mais fácil de ler.
  • Use fontes de fácil leitura, como Verdana ou Roboto. 
  • Inclua emojis para tornar o conteúdo mais visual.
  • Use listas numeradas e com bullet points (como essa bolinha que apareceu na frente dessa frase) para pontuar os tópicos mais importantes.
  • Inclua imagens e fotos do produto sempre que possível.

Capriche na redação

Deixei o tópico mais difícil pro final: escrever textos que deixem as pessoas curiosas para saber mais.

É mais do que escrever em português correto e sem erros de digitação. Você precisa fisgar os leitores pelo emocional. É isso o que aumenta as aberturas do e-mail e faz as pessoas clicarem nos links.

Infelizmente, essa não é uma ciência exata. A fórmula perfeita você descobre testando várias ideias até descobrir do que a sua audiência gosta.

As dicas de copywriting abaixo podem te ajudar:

  • Apele para a curiosidade nos assuntos: escreva descontos impactantes, que é só até hoje, que é algo imperdível e assim vai, mas não conte diretamente o que é.
  • Use provas sociais no e-mail: diga quantas pessoas já tiveram a vida transformada pelo seu produto, ou inclua depoimentos reais de clientes.
  • Faça a pessoa ter medo: de perder uma oportunidade, uma promoção, ou um desconto. Mas não apele.
  • Use storytelling: cada e-mail deve ser uma história diferente, sempre conectada com a oferta final.
  • Lembre da dor do cliente: sempre que possível, destaque como o seu produto ajuda o cliente a superá-la.

 

Onde configurar e disparar e-mail promocional?

Use um disparador de e-mail marketing. Se mandar e-mails com a sua conta pessoal ou profissional, as mensagens vão cair na caixa de spam ou nem serão enviadas.

Existem várias opções no mercado. As mais famosas são Mailchimp, Hubspot e RD Station.

Mas minha recomendação é a HeroSpark. É uma plataforma para lançar produtos digitais. Ela permite criar listas de leads e enviar e-mails automáticos para até 2000 contatos, no plano gratuito. 

Se você estiver começando, é uma ótima ferramenta porque além de e-mail, tem várias outras funcionalidades, como criação de landing page e até venda de produtos.

O passo a passo depende muito de qual plataforma você escolher, mas em geral as etapas são:

  1. Importar ou criar as suas listas de leads;
  2. Escrever o texto do e-mail promocional;
  3. Escrever o assunto;
  4. Escolher para quais listas ou quais contatos o disparo será feito.

Espero que tenha gostado das dicas! Seguindo estas recomendações, tenho certeza de que muito mais pessoas vão ler seus e-mails e comprar de você. 

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