Imagine que você está pesquisando lojas para comprar um novo celular.
A primeira tem a mercadoria bem organizada, uma vitrine bonita e fácil acesso às informações para compra.
A segunda loja é feia, não está tão limpa e os aparelhos estão bagunçados no mostruário. Se tiver uma dúvida, você não tem a quem recorrer.
Fica fácil imaginar qual seria a sua escolha diante dessa situação, não é?
Nas compras pela internet é assim também. A página de vendas é equivalente à vitrine. Ela é o local para o consumidor observar seu produto com atenção, tirar as últimas dúvidas e efetuar a compra.
Portanto, ela deve estar impecável.
Neste texto, você aprenderá como ter uma página de vendas organizada e de alta conversão.
O que é uma página de vendas?
A página de vendas é uma landing page 100% focada na venda de um produto. Ou seja: todas as informações, botões, imagens e vídeos de alguma maneira direcionam para a compra.
Ela é mais simples do que uma página de site comum e não tem nenhum link externo. Qualquer elemento que possa distrair o consumidor é eliminado da página de vendas porque isso pode afetar os resultados.
Você já deve ter visto aquelas landing pages gigantes, que não terminam nunca, te enchem de informação e só depois de rolar para baixo por dois minutos divulgam o preço, né?
Não acredito nessa abordagem.
Quando um lead está na página de vendas, significa que já está interessado em comprar. O principal objetivo da página de vendas é transmitir segurança de que o investimento vale a pena.
Abaixo, compartilho um modelo que vende, e que você pode construir de graça.
A anatomia de uma boa página de vendas
Uma boa página de vendas é atrativa, conversa com o público-alvo e vai direto ao ponto.
As vendas pela internet se baseiam em confiança. O consumidor de hoje é cada vez mais consciente, então ele vai saber se você tentar enrolar ou omitir informações importantes para forçar a venda.
Para tanto, você precisará ter imagens e vídeos atrativos e conhecer o básico sobre copywriting e gatilhos mentais.
Siga a seguinte estrutura na construção das suas páginas:
Headline
É o título da página de vendas.
- Crie uma promessa de grande valor (que o seu produto obrigatoriamente deve entregar) e escreva uma frase que conecte-se com o avatar.
- Se tiver, inclua um vídeo matador do seu produto.
- E já inclua o preço logo no começo da página também.
Apresentação do produto
É a hora de tirar as dúvidas sobre o produto. Você pode criar três partes da apresentação: a primeira com uma introdução; depois uma explicação detalhada e por fim uma apresentação do criador.
Na introdução:
- Explique como o seu produto soluciona a promessa da headline.
- Foque na transformação que o produto causa.
- Apele (no bom sentido) para o emocional para incentivá-lo a conhecer mais sobre o produto.
Na explicação detalhada:
- Diga como o seu produto leva à transformação.
- Apresente em detalhes tudo o que o cliente receberá.
- Se for um curso online, descreva rapidamente os módulos.
- Se for um e-book, mostre a estrutura de capítulos.
- Se for uma mentoria, apresente o cronograma. E assim por diante.
- Apele (no bom sentido) para a razão e mostre que o produto tem alta qualidade.
- Inclua fotos ou vídeos para tornar o produto ainda mais atrativo.
- Reforce o preço e as formas de pagamento.
Na apresentação do criador
- Inclua uma foto profissional do criador do produto.
- Escreva uma breve biografia, destacando porque ele é autoridade no assunto.
- Caso seja relevante, inclua links para as redes sociais.
Chamada para ação
A CTA é onde a conversão acontece de fato. São botões que conduzem o visitante para a ação.
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- Use suas habilidades de copywriting para escrever uma mensagem atrativa convidando para compra.
- Inclua um botão que direciona a pessoa para a página de checkout.
- Escreva algo como “Compre agora”, “Quero comprar”, “Quero mudar de vida” ou similares no botão para torná-lo ainda mais chamativo.
- Importante: você pode incluir mais de um CTA ao longo da página. Uma estratégia interessante é incluir um botão de compra já abaixo do título; outro abaixo da apresentação do produto, e um no final da página.
Depoimentos
Por fim, aplique um gatilho mental chamado de prova social. São depoimentos que comprovam que o seu produto realmente funciona, ou que você é um vendedor confiável.
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- Peça para pessoas que já compraram de você escreverem um rápido depoimento.
- Inclua fotos das pessoas.
- Use sempre fotografias e depoimentos reais.
Caso você ainda não tenha feito a primeira venda:
- Faça uma oferta de conteúdo gratuito para seus leads, com o mesmo tema do produto, usando uma estratégia de isca digital.
- Entre em contato por e-mail com quem baixou, peça um depoimento e peça permissão para usar na sua página de vendas.
- Aproveite esta lista para divulgar a página de vendas finalizada.
Como criar uma página de vendas que converte
Lembra que eu falei que é possível criar a página de vendas de graça? Agora vou te mostrar como.
Uma das melhores plataformas para isso é a HeroSpark. Lá você encontra modelos prontos de alta conversão, que pode editar com poucos cliques.
Basta clicar e arrastar os elementos, alterar cores, imagens e textos para deixar a página com a sua cara.
Além de apresentar esse modelo pronto, ela tem alguns diferenciais importantes para quem quer vender pela internet, especialmente se o seu foco forem produtos digitais.
Na HeroSpark você pode:
- Criar landing pages para captar leads;
- Fazer automação de e-mails;
- Construir a página de vendas;
- Criar funis de venda para amarrar toda a estratégia;
- Realizar as vendas com checkout próprio;
- Ter aprovação de produtos na hora;
- Escolher diferentes formas de pagamento.
Caso queira criar a sua página de vendas, recomendo que crie uma conta gratuita e faça a edição usando os modelos prontos que encontrar por lá.