Como usar vídeos na estratégia de marketing sem complicações

Quem nunca perdeu 2 minutinhos de trabalho assistindo a um vídeo divertido no TikTok? Almoçou assistindo a algum vídeo no YouTube, ou ficou mais tempo do que o planejado assistindo os stories do Instagram…

Você e eu já fizemos isso. E com certeza a maioria dos seus potenciais clientes também.

Na verdade, a maioria esmagadora da internet prefere se informar e se divertir assistindo vídeos. 

Por isso, se você não usa vídeos na sua estratégia de marketing, está perdendo muita audiência. Hoje vou apresentar algumas dicas de como fazer da melhor maneira.

Motivos para usar vídeos na sua estratégia de marketing

Se você ainda duvida do potencial dos vídeos para o marketing, estes dados do Ibope vão te convencer:

  • 99% dos internautas assistem vídeos na internet: programas de tv, vídeos em redes sociais, transmissões ao vivo, Netflix, lives, videochamadas… Praticamente todos os brasileiros consumiram esses conteúdos em 2020.
  • O Brasil é recordista em consumo de vídeos: 80% dos brasileiros assistem vídeos gratuitos, 72% acompanham vídeos em redes sociais e 62% assinam algum streaming. As médias mundiais são 65%, 57% e 50% respectivamente.

 

Além das pessoas gostarem muito, os vídeos também têm uma vantagem importante: são extremamente versáteis e se encaixam em várias estratégias

Você pode fazer vídeos para mostrar os seus produtos, para fazer tutoriais, para explicar como eles transformam a vida da audiência, gerar engajamento com a sua marca, entre várias outras possibilidades. 

Abaixo, vou te apresentar algumas formas fáceis de usar no seu dia a dia. Algumas delas eu mesmo uso no meu Instagram pessoal! 

Como usar vídeos na sua estratégia de marketing digital

O primeiro passo é pensar onde você quer chegar com a sua estratégia

Se o objetivo principal for vender mais, deve investir em vídeos que mostram as qualidades do seu produto.

Se quiser gerar autoridade, precisa ensinar algo valioso e transformador.

Se o foco for engajamento, deve interagir com a audiência e postar vídeos divertidos e assim por diante.

Estes são os objetivos mais comuns, mas não são os únicos. Pense no que faz sentido para a sua empresa e adapte. 

Vídeos para gerar engajamento

    • Reels divertidos: quais são as situações inusitadas que acontecem com a maioria dos seus clientes? Pense em algo que eles vão assistir e pensar “putz, é bem assim que acontece!”. 
  • Responda stories: abra uma caixinha de perguntas no Instagram e responda as dúvidas do público-alvo em vídeo. É um formato super fácil de fazer – você pode ligar a câmera e gravar direto do quarto, para passar uma ideia de conteúdo mais autêntico. 
  • Memes: aqui não tem segredo: pegue um vídeo famoso e escreva uma legenda que o relacione de alguma forma com o seu nicho de mercado. Veja um exemplo.

Vídeos para gerar autoridade

    • Cortes de conteúdo: se você participou de um podcast, poste um corte relevante. Se gravou um vídeo para o YouTube, poste uma frase significativa no feed do Instagram. Se gravou uma live, separe um minuto de aprendizado dela para o Reels.
  • Vídeos didáticos: funcionam muito bem no YouTube. Crie vídeos longos, com mais de 10 minutos, ensinando algo de valor. Dê dicas práticas e mostre que você realmente entende do assunto. Veja um exemplo
  • Relatos pessoais nos stories: fale sobre assuntos que interessam, como uma situação profissional inusitada que aconteceu no seu dia. Faça uma sequência rápida explicando como você lidou com a situação.

Vídeos para vender mais

    • Anúncios: vídeos bem editados, com bom copywriting e que apresentem uma oferta irresistível. São excelentes opções para as estratégias de tráfego pago.
  • Vídeos em páginas de venda: para tirar dúvidas e quebrar as objeções de venda. Um bom vídeo ajuda a convencer de que o investimento realmente vale a pena. 
  • Vídeos de produto: mostre o potencial do seu produto ou serviço. Explique como usar um recurso da sua ferramenta, faça um vídeo de apresentação de uma atualização ou um vídeo geral contando as funcionalidades. Veja um exemplo.

Dicas práticas para gravar bons vídeos

Agora que você já sabe como usar vídeos na estratégia de marketing, chegou a hora de aprender a gravar com qualidade. 

Muitas pessoas ainda têm aquela visão de que precisa gastar muito em equipamentos. Mas hoje é possível gravar com equipamentos relativamente simples. Na verdade, dependendo da proposta o seu smartphone é mais do que suficiente.

Se está em dúvidas sobre equipamentos, recomendo muito este e-book gratuito. É um guia completo para montar um estúdio de gravação de acordo com o seu orçamento.

Invista em um cenário apropriado

Se você gravar um vídeo sobre gastronomia, talvez queira vestir uma dólmã (é aquela jaqueta de cozinheiro) e gravar em uma cozinha muito bem equipada.

Se for um vídeo sobre o seu cotidiano,  quarto ou a sala de casa são ótimos cenários, desde que estejam bem arrumados.

Se quiser fazer uma edição mais interativa e divertida, um fundo verde pode te ajudar.

Atenção para o áudio

Parece besteira, mas muita gente esquece que o áudio é tão importante para um vídeo quanto a imagem.

Muitas pessoas tentam gravar vídeos em espaços abertos sem ter um microfone. O resultado é um vídeo em que a voz fica completamente abafada pelo ruído do vento. 

A solução é simples: grave falando perto do celular, ou invista em um microfone de lapela. Hoje em dia já existem opções que custam menos de R$ 50,00 e funcionam direto no celular.

Escreva um roteiro

Sem um roteiro, as chances de você se perder no assunto são muito grandes. Por mais que você domine o conteúdo, pode ficar nervoso ou se atrapalhar enquanto fala. Isso prejudica muito a qualidade do vídeo.

Por isso, antes de começar a gravar, separe um tempo para escrever um roteiro com tudo o que você precisa dizer. Assim garante que não esquecerá nada e que passará a mensagem da melhor maneira.

O roteiro pode ser um texto longo que você apresentará, ou apenas alguns tópicos para você organizar o raciocínio e guiar a fala. Depende muito do seu estilo e do quanto se sente confortável gravando. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp