5 dicas pro e-commerce vender mais no início do ano

Se você vende online – ou offline – sabe que o início do ano pode significar um período de
baixa nas vendas.

Isso acontece por diversos motivos, afinal, enquanto novembro e dezembro são sinônimos
de festas e 13º salário, janeiro e fevereiro significam basicamente férias e pagamento de
contas, o que se reflete diretamente na queda de vendas do comércio.

Claro que não é uma época ruim para todos, afinal, se você vende material escolar, itens de
praia ou adereços de carnaval, por exemplo, este é o melhor momento!

Porém, a grande maioria da população segura o dinheiro ao máximo nos dois primeiros
meses do ano, decaindo o faturamento de diversos negócios.

Mas nem tudo está perdido: se você sente esse impacto, existem algumas estratégias para
reduzi-lo e também dicas para vender ainda mais no início do ano!

Quer saber como? Siga a leitura!

Como reduzir o impacto da baixa nas vendas?
Infelizmente não existe uma fórmula mágica para não sofrer neste período, mas existem
algumas estratégias que você pode adotar para garantir que esses dois meses não
comprometam a saúde financeira do seu negócio.

Veja quais são:

Analise o seu histórico de vendas
Embora seja uma época de baixa para a maioria dos segmentos, antes de entregar o jogo,
faça a análise do seu próprio histórico de vendas para saber quão grande é o impacto
financeiro desse período.
Além disso, é importante saber o que vende melhor nessa época e qual o comportamento
dos seus clientes ao longo do ano, dessa forma você poderá tomar ações mais assertivas
para continuar atendendo-os.

Ajuste seu estoque
Embora os números possam variar de um ano para o outro, analisar o seu histórico de
vendas será extremamente importante para você planejar o seu estoque e evitar ficar com
mercadorias paradas.

Tenha um bom planejamento financeiro
Assim como ajustar o seu estoque, ter um bom planejamento financeiro durante todo o ano
será essencial para você reduzir o impacto do menor faturamento.
Seu planejamento financeiro deve contemplar as sazonalidades, tanto períodos como o
final do ano em que as vendas estão mais aquecidas, quanto o início do ano quando elas
caem.
Dessa forma, você evita um gasto maior do que o necessário com um período em que o
esforço de venda pode ser menor e está mais preparado para passar pelo período de baixa
nas vendas.

5 dicas de como vender mais no início do ano

Agora que você já tem as estratégias necessárias para reduzir o impacto que esse período
pode ter em sua saúde financeira, é hora de aprender a vender mais, mesmo nessa época
do ano!

1) Realize promoções
Embora a briga de preços não seja a melhor estratégia para adotar ao longo do ano,
especificamente em janeiro e fevereiro, fazer promoções assertivas pode ser uma boa
saída para queimar o estoque que ficou pós natal.
Além disso, o mercado está habituado a essa “queima de estoque”, então fazer promoções
nesse período também é uma forma de acompanhar o movimento natural do mercado e ter
seus preços mais alinhados aos da concorrência.

2) Invista no marketing digital
Pode parecer estranho, mas em épocas de menor faturamento é que o investimento em
divulgação da sua marca e de seus produtos se faz tão importante.
Isso porque a maioria das empresas faz justamente o oposto, puxam o freio do marketing
no momento em que ele é mais necessário, amargando a queda das vendas.
Esse é o momento em que você precisa se destacar, mas atenção: o marketing precisa ser
assertivo, para que você não gaste mais do que o necessário, combinado?

3) Atente-se ao atendimento
Segundo pesquisa da Forum Corporation “30% dos clientes já deixaram de consumir uma
marca por optar por um produto melhor ou mais barato, porém 70% dos entrevistados
deixaram a marca devido ao mau atendimento que receberam”.
Imagine que se a época do ano não é das melhores para os e-commerces, como ficam
aqueles que não prestam um bom atendimento ao cliente?
Por isso é necessário também investir ao longo do ano em profissionais qualificados e
treinamentos que farão com que o seu atendimento seja excelente e que os seus clientes
voltem também por conta dele.

4) Crie programas de fidelidade
Essa é uma prática bastante comum em diversos e-commerces, afinal, fidelizar clientes é
um dos maiores objetivos de qualquer empresa.
Através desses programas você pode oferecer brindes, descontos e até mesmo
convencer o seu cliente a indicar um(a) amigo(a)!
Se a grana ficar curta no início do ano, com certeza os clientes darão preferência por
comprar de um lugar já conhecido e que ofereça facilidades.

5) Invista em experiências
Grande parte da fidelização dos clientes vem da experiência que possuem ao realizar a
compra em seu site.
Se ele tem uma boa experiência de compra, as chances de ele retornar e indicar novos
clientes é muito maior!

Mas como você pode oferecer uma boa experiência? Veja a seguir algumas dicas:

● Cuide do seu site – faça com que ele seja responsivo e que o cliente se localize
fácil lá dentro, acessando seus produtos e finalizando a compra sem dificuldades;

● Ofereça FAQ ou chatbot – muitos clientes desistem das compras quando
encontram dúvidas que não podem ser facilmente resolvidas. Por isso, investir num
FAQ completo ou em um chatbot que possa auxiliá-los é essencial.

● Invista em um checkout transparente e opções de pagamento – Nada pior do
que entrar num site, encontrar o produto perfeito e na hora de pagar se sentir
insegura ou não ter a forma de pagamento que você gostaria de utilizar. Investir num
gateway de pagamento que ofereça o checkout transparente e, de preferência,
todas as principais opções de meios de pagamento (cartão de crédito, boleto e Pix)
é a saída para aumentar a conversão de seus clientes.

● Cuide do seu pós-venda – Pequenas ações, como um e-mail dizendo o quanto a
compra da pessoa foi importante para a sua empresa e que você espera que ela
curta muito o produto ou serviço adquirido, pode ser suficiente para torná-la fã da
sua marca! Pense nisso!

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