TENDÊNCIAS DO ATENDIMENTO AO CLIENTE QUE PROMETEM AUMENTAR O FATURAMENTO DAS EMPRESAS EM 2022

Saiba como o faturamento da sua empresa está diretamente ligado em colocar o seu consumidor em primeiro lugar

Em qualquer tipo de negócio, o início de ano é o tempo para fazer um balanço do que deu certo no passado e o que pode ser positivo para o futuro.Não importa qual seja a meta da sua empresa – se você quer aumentar o seu faturamento, esse é o momento de definir sua estratégia de mercado, pois é ela que vai ditar se o seu ano será bem-sucedido ou não.

Hoje em dia, com um mercado cada vez mais competitivo, não basta oferecer um produto ou um serviço de qualidade superior ao da concorrência. É preciso investir no âmago da experiência do cliente desde o momento em que ele encontra a sua marca no mercado.

Pensando nisso, separei 3 tendências do atendimento ao cliente para 2022 que prometem aumentar o faturamento das empresas que as adotarem. Vem comigo:

1. Investir em conhecer as preferências do seu cliente vai valer a pena

Com o aumento expressivo das compras online nos últimos dois anos, é natural que os clientes estejam mais exigentes no que diz respeito à experiência de atendimento virtual ao cliente.

Você duvida? O relatório CX Trends 2022, divulgado recentemente pela Zendesk, apontou que 60% dos clientes esperam ter padrões mais altos de atendimento ao cliente desde a crise do último ano. E não para por aí. Para se ter uma ideia, 93% dos consumidores que responderam à pesquisa afirmaram que gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente, como chat e WhatsApp.

Enquanto isso, 90% desses mesmos clientes em potencial deixaram claro que gastarão mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente, e 89% deles consumirão mais produtos e serviços de empresas que permitem encontrar as respostas do que precisam online, sem precisar entrar em contato com ninguém.

Portanto, esse é o momento de você conhecer de fato quais são as preferências do seu consumidor, como o canal em que ele deseja ser atendido e como tornar a experiência online ainda mais personalizada. São com dados-chave como esses que será possível aumentar ainda mais o seu faturamento.

2. Inteligência Artificial e automação serão mais parceiras de um atendimento humanizado

Quando falamos em atendimento mais humanizado, é natural imaginarmos que os atendimentos humanos sejam mais calorosos com o cliente. Porém, por mais que a experiência com os agentes seja insubstituível, cada vez mais os clientes concordam que a Inteligência Artificial e a automação podem agilizar a experiência com as marcas.

Esse fenômeno foi registrado nos dados do relatório CX Trends 2022. Enquanto em 2020 apenas 23% dos clientes afirmaram que estavam dispostos a interagir com um bot quando se trata de um problema simples, em 2021 esse número aumentou para 69%. Além disso, sete em cada dez consumidores agora concordam fortemente que a IA é vantajosa para a sociedade, e 66% aprovam a Inteligência Artificial por facilitar suas vidas.

Tudo indica que, quando se trata de atendimento ao cliente, essa tendência estará na prioridade dos agentes e das empresas que querem aliar uma experiência humanizada com um atendimento mais eficiente aos seus consumidores.

3. O atendimento conversacional segue no caminho da omnicanalidade

Uma das coisas que certamente mais dificulta o trabalho dos agentes de atendimento são os chats em silos, ou seja, as conversas em que o cliente inicia em um canal e continua em outro e nas quais o histórico dele se perde por não haver uma integração entre eles.

Verificar digitalmente a identidade e o histórico do cliente, ou mesmo oferecer uma visão completa dos dados de uma conversa que estava em andamento, demanda tempo – e isso pode, inclusive, repelir os seus clientes.

Dados do CX Trends 2022 mostram que os clientes estão cada vez mais recorrendo a aplicativos de rede social para se conectar com as empresas: as consultas por WhatsApp, Facebook Messenger e apps regionais, como o WeChat, aumentaram 36% no ano passado.

Por isso, mais de um terço das empresas já integraram seus recursos de atendimento ao cliente para serem mais conversacionais, tornando possível o caminho para uma gestão integrada entre todos os canais de atendimento e diminuindo as interferências nesse processo.

A tendência é que esse número aumente ainda mais em 2022, já que, de acordo com o relatório, 37% das empresas estão a caminho de tornar realidade seus planos para um atendimento ao cliente conversacional.

Independentemente das estratégias das empresas para aumentar o seu faturamento em 2022, uma coisa é certa: o crescimento do negócio vai depender cada vez mais da excelência do atendimento ao cliente.

Os clientes já deixaram muito claro sobre o que esperam: um padrão mais elevado de experiência com as marcas, atendimento personalizado e processos simplificados do começo ao fim. Agora, basta às empresas apostarem nas tecnologias e processos certos para trazer isso aos seus consumidores.

Não fique para trás nessa corrida. Baixe o relatório do CX Trends 2022 da Zendesk e tenha acesso exclusivo a todos os dados dessas e mais tendências para desbloquear o crescimento do seu negócio em 2022.

E mais: participe do evento da Zendesk, dia 10 de Fevereiro, às 10h para obter insights práticos de profissionais de CX e especialistas do setor e seja você a força de mudança do seu atendimento ao cliente. Você poderá conhecer mais sobre como Serasa, Westwing, Warren e Linker estão superando os desafios do atendimento ao cliente e se destacando no mercado. Registre-se aqui!

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