Qual é o impacto do turnover no seu negócio e como controlar?

O turnover está afetando a produtividade da sua empresa e os índices são preocupantes? Então, este artigo é para você. Diminuir a rotatividade não tem sido uma tarefa fácil para empresários e gestores. E a cada dia aumenta o desafio de manter o engajamento

Para ajudar a melhorar esse cenário, continue a leitura e confira como a tecnologia pode fazer a diferença na retenção de talentos e na produtividade! 

O que é turnover?

Trata-se do termo, em inglês, utilizado para representar a taxa de rotatividade de colaboradores nas empresas. Ainda, costuma ser um dos índices mais importantes e necessita de observação por parte do RH durante processos de gestão de pessoas

No contexto de Recursos Humanos, turnover representa o número de profissionais que entraram e saíram da organização em um determinado período. Logo, é o movimento que ocorre quando acontecem demissões voluntárias, involuntárias ou admissões. 

Nesses casos, uma série de fatores influencia os índices de turnover. Portanto, cabe ao Departamento Pessoal administrar essas métricas e acompanhar o volume de contratações e demissões. Além de outras ocorrências, como aposentadorias, transferências, afastamentos e imprevistos. 

Quais os impactos do turnover na empresa?

O turnover custa caro às empresas. Calcula-se que, no Brasil, as organizações perdem cerca de R$ 37 bilhões com o “giro” de colaboradores. Mas além do dinheiro perdido, qual é o impacto desse fenômeno no seu negócio?

A alta rotatividade afeta diretamente os resultados, a produtividade e a organização em geral. Isso porque, além da perda de talentos, a empresa é submetida a despesas geradas pelas demissões e novas contratações. 

Além disso, os investimentos em recrutamento e seleção também são impactados. Por isso, investindo em processos seletivos eficientes, os impactos serão menores. 

Mas o aspecto financeiro não é o único afetado. O fator humano também sofre as consequências do turnover, pois a interação das equipes é atingida, devido às entradas e saídas frequentes. 

Ademais, a transitoriedade dos profissionais prejudica o clima organizacional e a produtividade. Afinal, a inconstância nos cargos deixa a equipe insegura, apreensiva e desmotivada.

Quando os desligamentos são provocados pela empresa, é urgente fazer uma revisão da estrutura organizacional em busca de possíveis falhas nos processos internos. Talvez seja o momento de buscar uma solução capaz de reduzir a rotatividade

Para isso, seria interessante diagnosticar como a seleção de colaboradores ocorre ou investir em contratações mais eficazes.                       

Vale destacar que atrair e reter talentos é um processo que demanda tempo e investimento. Lembre-se que o match entre o candidato ideal e a vaga disponível pode resultar no crescimento da empresa. Do contrário, quando não há aderência, o resultado será o desligamento do profissional. E esse “equívoco” costuma custar até 15x mais que o valor de um salário.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Como controlar os índices de turnover?

Se as situações descritas acima preocupam você, gestor e tomador de decisões, o caminho está aberto para a implantação de medidas que controlem o turnover. Após compreender os impactos negativos da rotatividade, é necessário reduzir as taxas e controlar o turnover. Confira algumas dicas.

Aperfeiçoe os processos de seleção

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) informa que 90% dos gestores de Recursos Humanos não contratam com eficácia. Como resultado, a taxa de turnover é alta. 

Por isso, ter um planejamento baseado na cultura organizacional ajuda a definir o perfil ideal do colaborador que você procura para compor sua equipe. Mas para que isso aconteça, o processo de seleção deve funcionar muito bem. 

Tenha uma política de benefícios competitiva

Manter os profissionais motivados e produtivos não é uma tarefa fácil. No entanto, uma boa política de benefícios é uma estratégia eficaz. Nesse sentido, ela deve ser competitiva para atrair talentos que estão no mercado em busca de oportunidades ou aqueles que querem mudar de empresa

Oferecer vantagens além das obrigações legais faz com que as pessoas se sintam valorizadas e integrantes de um propósito maior. Logo, tenha em mente que investir em um programa de benefícios é um investimento que traz retorno, principalmente para atingir resultados. 

Adote jornadas de trabalho flexíveis

O estresse, a ansiedade e a exaustão profissional são causas recorrentes do turnover nas empresas. Nesse sentido, implementar mudanças na jornada de trabalho é uma iniciativa que funciona. 

Desse modo, a organização deve priorizar a produtividade e manter as entregas, mas é indispensável lembrar que uma empresa é feita de pessoas, e que elas também “estragam” como as máquinas. Nesse caso, os profissionais adoecem e essa é uma das principais causas de turnover. 

Adotar jornadas flexíveis é algo benéfico para a saúde física e emocional dos colaboradores e mantém o ambiente corporativo saudável. Hoje, a prática do home office ou do sistema híbrido são experiências que estão dando certo. 

Valorize o aspecto motivacional 

Equipes motivadas produzem mais e melhor, aumentando os resultados. Além disso, um profissional valorizado tem mais chance de permanecer no emprego. Portanto, investir em premiações é uma maneira de incentivá-los a manterem o ritmo. 

E prêmios não precisam ser necessariamente dinheiro. Um day off no meio da semana, uma viagem ou um jantar com a família oferecido pela empresa são ótimas recompensas. Ainda, parcerias com estabelecimentos comerciais podem dar resultado. Por fim, academias de ginástica, cinemas e lojas podem dar prêmios pela produtividade. 

Outra maneira de manter a motivação é promover celebrações em datas importantes ou para marcar o cumprimento de metas. Um happy hour também é uma oportunidade de integração e interação entre os times. Além de descontrair, essas ocasiões promovem encontros interessantes e alguns insights de trabalho podem surgir. 

Implemente um plano de carreira

A falta de reconhecimento no trabalho costuma ser um fator que interfere nos altos índices de turnover. A frustração atinge o colaborador ao perceber que sua dedicação e esforço foram em vão. 

Por isso, valorize os talentos da empresa, sempre que possível. Um bom plano de carreira pode ter resultados bastante positivos nesse sentido. Além disso, aumento salarial e promoções são bem-vindos. 

No caso do plano de carreira, considere que todo profissional deseja crescer em sua área. E se a empresa não oferece essa possibilidade, alguém na concorrência pode levar esse talento embora. 

E, cá entre nós, perder um profissional de alta performance pode custar mais caro do que você imagina. Basta pensar nos custos envolvidos em processos seletivos e para a integração do novo colaborador. 

Como a tecnologia pode ajudar? 

Você já conhece a Sólides? Ela oferece uma plataforma completa de gestão comportamental capaz de automatizar o setor de Recursos Humanos. As soluções desenvolvidas pela Sólides conseguem reduzir o entra e sai de colaboradores em até 50%.

Hoje em dia a tecnologia é aliada das empresas, inclusive na área de RH. Com ferramentas e softwares baseados em people analytics e análise de perfil, é possível gerar dados relevantes para fazer um processo de recruta

mento e seleção mais eficiente e colocar a pessoa certa no lugar certo, além de otimizar a gestão de pessoas, aumentando as chances de retenção. 

Legal, né? O seu RH já usa tecnologia nos seus processos? Se você ficou interessado em saber como a tecnologia pode ajudar sua organização a diminuir a rotatividade, entre em contato e solicite uma demonstração com um especialista

————————

META DESCRIÇÃO

Se os altos índices de turnover preocupam e não param de crescer, conheça soluções baseadas na tecnologia e reverta a situação.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp