Por que colocar fotos alternativa na Página de Lista de Produtos (PLP)?

Fotos alternativas dos produtos na PLP: qual é a sua importância?

Saiba por que colocar fotos alternativas dos produtos na Página de Lista de Produtos (PLP) e qual é a sua importância para o ecommerce. 

O objetivo da página de lista de produtos (PLP) é permitir que os usuários determinem com facilidade e precisão quais produtos devem ser investigados em mais detalhes. Por isso, é fundamental disponibilizar fotos alternativas dos produtos. 

Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

O que é PLP – Página de Lista de Produtos? 

A página de lista de produtos é a página em que os produtos são listados de acordo com a pesquisa do usuário. 

A lista de produtos visa, em última análise, permitir que o usuário avalie os produtos disponíveis para que possa decidir quais itens são relevantes para eles e quais podem ser ignorados. Essencialmente, se vale a pena abrir a página de produto de um item da lista ou se ela deve ser pulada.

A PLP é onde o usuário vai navegar para encontrar o produto desejado. Para isso, é essencial que sejam fornecidas ferramentas para facilitar o encontro deste item antes que ele desista e resolva deixar o site.

Uma boa PLP pode variar muito de acordo com o segmento e com o estilo da empresa. Porém, alguns aspectos são esperados pelo usuário de atender às suas necessidades, como: 

 

  • Possuir opção de filtragem

 

Os usuários precisam ser capazes de adaptar rapidamente a lista de produtos para incluir apenas os itens mais adequados. 

Por isso, é bom fornecer filtros para preço, média de avaliações do usuário, cor, tamanho e marca (exceto em sites de uma única marca).

 

  • Possibilidade de ordenação

 

A ordenação da página de lista de produtos é dada pela possibilidade do usuário classificar a lista de acordo com a ordem que preferir.

É importante oferecer os tipos de classificação “Preço”, “Classificação do usuário”, “Mais vendido” e “Mais recente” para listas de produtos.

 

  • Informações do produto

 

É importante sempre se certificar de que os itens da lista representem com precisão os produtos, quantidades e características incluídas no preço de compra de um produto.  

Além disso, é interessante também disponibilizar o número de avaliações diretamente na PLP. Assim, o usuário conseguirá avaliar e comparar o produto com outros com mais facilidade. 

 

Importância de ter fotos alternativas na PLP

 

Muitas vezes, os usuários, ao navegarem em uma PLP, encontram dificuldades em perceber todas as características de um produto só pela página de lista, tendo que entrar na página do produto para verificar todas as informações e especificações. 

Isso geralmente acontece quando há somente uma opção de foto para cada produto. Além de o usuário levar mais tempo acessando cada PDP que achar interessante só para visualizar mais fotos, pode gerar uma insatisfação e levar ao abandono do site.

Além disso, os usuários podem perder variações que não percebem que existem nos produtos. 

Portanto, para ter uma boa exposição do produto na PLP, é necessário haver uma foto alternativa de cada produto, possibilitando ao usuário visualizar quando passa o mouse em cima do produto, como mostrado na imagem abaixo, no site da Centauro, primeiro lugar do ranking da ESHOPPER


Fonte: Site da Centauro

No exemplo, é possível visualizar a frente e as costas do casaco sem a necessidade de entrar na página do produto. Além disso, é possível ver os tamanhos disponíveis e adicionar ao carrinho diretamente da PLP, o que é altamente recomendado em relação à usabilidade.

Apenas 32% dos ecommerces disponibilizam fotos alternativas de seus produtos na PLP

Diante dos aspectos abordados pela importância implementação das fotos alternativas dos produtos na PLP, vale pontuar que essa funcionalidade ainda não é tão encontrada nos ecommerces. 

Isso é demonstrado pela análise ESHOPPER em que apenas 32% dos sites do ranking ESHOPPER o possuem. 

É interessante que os ecommerces se atentem a esse tipo de funcionalidade para proporcionar, cada vez mais, comodidade e a melhor experiência para os seus usuários.

 

Fonte:
ESHOPPER

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