Os pilares essenciais para uma comunicação autêntica

A autenticidade é uma das características mais relevantes da boa comunicação, afinal, se expressar bem tem a ver com potencializar suas próprias características e fazer ecoar a sua própria voz.

Por isso mesmo, um dos erros mais comuns de quem começa a desenvolver a oratória é tentar copiar traços de outros comunicadores. O resultado? Uma fala pouco atrativa, antinatural e que não desperta o impacto esperado no público.

Quais são, então, os pilares essenciais para uma comunicação autêntica? Como desenvolvê-los? Veja a seguir!

Quais são os pilares essenciais para uma comunicação autêntica?

É muito difícil falar em comunicação sem pensar nos seus três eixos centrais. Nesses eixos, estão fundamentadas todas as características de um comunicador, incluindo, portanto, a sua autenticidade. Esses três eixos são:

– A mensagem
A mensagem é aquilo que você diz, o seu conteúdo. Vivemos um período no qual a produção de dados e informações nunca foi tão extensa. Com as redes sociais, todos opinam sobre praticamente qualquer assunto. Como ser autêntico, então?

A autenticidade do seu conteúdo está intimamente relacionada à sua história e sua abordagem. É bem verdade que há informações e opiniões sobre praticamente todos os temas, mas ninguém mais tem a mesma história que você.

A autenticidade da sua mensagem está na maneira como você vê o mundo, fruto das suas experiências e trajetória.

Isso significa, então, que, ao planejar o seu conteúdo – seja para uma apresentação, para as redes sociais, entrevistas ou qualquer outra situação de exposição de fala – você precisa dar o seu toque, a sua visão sobre o tema.

– A expressão vocal
A expressão vocal é, por sua vez, a forma como você usa esse grande instrumento que possui: a sua voz. Ao contrário do que muitos imaginam, é preciso aprender a usar a voz da melhor maneira para, assim, lograr aproveitar todos os seus recursos.

A autenticidade ao usar a voz está em aprender as principais técnicas da expressão vocal e, com o tempo e a prática, naturalizá-las em sua própria comunicação. Alguns exemplos dessas técnicas são:
– Saber alterar o tom de voz em momentos estratégicos
– Utilizar as pausas conscientes como um recurso
– Definir o melhor ritmo de fala

Além disso, é importante identificar vícios da fala na sua comunicação e evitá-los. Há uma grande diferença entre aspectos pessoais, como o sotaque, e os vícios da fala. O sotaque é parte da sua autenticidade. Vícios da fala, não.

– A expressão corporal
A expressão corporal é a linguagem do corpo. Porque o que sua mente cala o seu corpo fala. Em outras palavras, tudo transmite uma mensagem: a forma como você olha a sua audiência, seus gestos, a postura que adota enquanto fala…

O importante é garantir dois aspectos:
– Que a sua expressão corporal esteja transmitindo a mensagem que você realmente quer, sem haver ruídos na sua comunicação
– Que você encontre a sua autenticidade nessa expressão especificamente

Para compreender melhor este tópico, pensemos na gesticulação. Quando um comunicador tenta imitar a forma com que outros gesticulam, isso soa antinatural e o público rapidamente identifica a pouca autenticidade.

Isso, por sua vez, pode prejudicar a imagem do comunicador, diminuindo a confiabilidade e autoridade que ele transmite à sua audiência, seja em situações presenciais ou online.

Os pilares essenciais da comunicação autêntica passam, então, por esses eixos centrais da oratória. Isso significa que, para lograr a autenticidade na comunicação, você deve desenvolver habilidades de conteúdo, voz e expressão corporal.

Como desenvolver uma comunicação autêntica?
O importante é saber: não há atalhos. Você desenvolverá a autenticidade na comunicação quando, primeiro, desenvolver a sua oratória. Quanto mais você se preparar, mais fácil será encontrar e potencializar o seu perfil de comunicação.

Como fazer isso, na prática? Três etapas serão determinantes. Veja:
1. Saber quais são seus pontos fortes e fracos na comunicação
2. Entender o seu perfil de comunicador
3. Ter um feedback sobre essas suas características

Você pode gravar-se em vídeo e utilizar esse material para uma autoanálise. Esse método é válido, mas o melhor caminho é através de um feedback profissional. Um especialista em comunicação tem uma visão diferenciada e otimiza seu processo.

Em treinamentos direcionados à comunicação e oratória, suas demandas e seu contexto serão considerados. E, dessa forma, ao mesmo tempo em que desenvolve as habilidades de comunicação, você potencializa sua autenticidade.

Fonte:
www.thespeaker.com.br

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp