Os benefícios de unir os conhecimentos de marketing e vendas

Fonte: https://blog.teclogica.com.br/parceria-marketing-e-vendas/

Marketing e Vendas são atividades diferentes, porém, é inaceitável que operem de forma distante, visto que possuem potencial para se complementar de forma extraordinária e visam alcançar um mesmo objetivo. Considerando que as duas áreas lidam com as necessidades e desejos dos consumidores e intentam gerar resultados para a empresa, é essencial que esses esforços estejam conectados para otimizar as práticas e elevar os resultados.

Em vista disso, você deve garantir que essas duas áreas estejam alinhadas e cooperando entre si. É muito importante que as metas e objetivos estejam claros para ambas, assim como ter uma comunicação aberta e próxima para troca de feedbacks e resolução de dilemas do dia a dia. 

Um conceito que se aplica bastante nessa situação é o Smarketing (sales + marketing), que consiste na união dessas duas áreas dentro da empresa. Mas como certificar de que elas estão, de fato, operando de forma conjunta? 

Alinhando as áreas de Marketing e Vendas

Estimule a Comunicação entre as Equipes

A comunicação entre as áreas deve ser transparente, ocorrendo trocas de experiências, do andamento das tarefas, de aspectos positivos e pontos de melhoria, isto é, tudo que seja relevante para o resultado. Para isso, crie mecanismos para facilitar a comunicação como grupos de WhatsApp e reuniões semanais e mensais de alinhamento e sistemas integrados, permitindo e facilitando o acesso à informações a qualquer momento.

Defina Metas Compartilhadas

Considerando que o objetivo macro entre as áreas seja a geração de receita, deve-se estabelecer metas para alcançar esse objetivo. O importante aqui é ter essas metas alinhadas entre as equipes de Marketing e de Vendas, para que os esforços sejam alocados nos lugares certos. 

Além disso, é importante estabelecer quais indicadores impactam diretamente na performance dessas metas, para que estes sejam o foco das operações. Esses, serão os KPIs do processo, ou seja, os indicadores-chave para o sucesso dos resultados (botar um link para um lugar explicando o que são KPIs).

Desenvolva as Estratégias em Conjunto

Ao invés de cada equipe desenvolver suas próprias estratégias e meios para atingir resultados, isso deve ser desenvolvido em conjunto entre as áreas para todos estarem cientes das funções e responsabilidades de cada um dentro do processo. Com isso, certifique que todos estejam de acordo e entendam as estratégias a serem realizadas por ambos os times, para possuírem uma visão sistêmica do que será realizado.

Tenha Ferramentas de Controle Integradas

Ferramentas de controle irão auxiliar muito no monitoramento dos indicadores-chaves e da performance das estratégias e dos times. Assim, é interessante dispor de sistemas integrados como o pipeline, CRM, dashboards e planilhas compartilhadas, que irão centralizar todas as informações e permitir um acompanhamento dos resultados em tempo real. À vista disso, o desempenho tanto das equipes como das métricas devem ser controlados, visando sempre otimizar o trabalho.

Tangibilizando os Benefícios: Marketing + Vendas

Os conhecimentos de marketing contribuem muito para as vendas, desde o processo de captação de leads, até a fidelização dos clientes com o pós-venda. Nesse sentido, o Marketing é capaz de moldar o processo de vendas como um todo, de modo estratégico, pois, a partir das suas abordagens e ferramentas, é possível elaborar estratégias de tráfego, engajamento, conversão e retenção de clientes, preparando-os e guiando-os para o momento da compra. 

Mas afinal, quais são as vantagens que você terá na prática com a união do Marketing e das Vendas? 

Tomemos como exemplo o Inbound Marketing, método que qualifica os leads, aumentando os seus níveis de consciência para fortalecer as chances de conversão. Com isso, o indivíduo se torna um potencial cliente com mais probabilidade de fechar a compra, diminuindo os esforços da equipe de vendas, pois não é preciso convencer o cliente da estaca zero. 

Outro caso que podemos explorar aqui é o processo de conhecimento do consumidor. Tanto na área de Marketing quanto na de Vendas, são realizados esforços e estratégias para entender o contexto do público do negócio, como as suas necessidades, desejos, motivações, barreiras de compra, entre diversos outros fatores que irão impactar a maneira com a qual a empresa deverá se comunicar com ele. 

Ao mesmo tempo em que o time Marketing precisa criar conteúdos relevantes e caminhos que façam sentido dentro do funil, o time de Vendas precisa elaborar suas estratégias e argumentos voltadas para as personas. Dessa forma, os conhecimentos devem ser compartilhados entre as equipes para otimizar o alcance e a conquista de novos leads. 

Assim como estes, há diversos outros atributos que você pode utilizar dessa rica ciência que é o Marketing para aperfeiçoar e potencializar o funil de vendas do seu negócio. Confira a seguir algumas maneiras de como irá impactar os seus resultados:

  • Otimização de processos;
  • Evolução na performance das estratégias;
  • Captação de leads qualificados;
  • Monitoramento mais eficiente das métricas;
  • Aumento das vendas;
  • Fidelização de clientes;
  • Aumento na receita.

Conclusão

Vale destacar novamente a questão da mensuração de cada indicador ao longo do caminho, que irão impactar no desempenho das várias etapas do processo, podendo gerar insights sobre novas oportunidades, análise do que está funcionando bem, e pontos de melhoria. Se os conhecimentos e os objetivos estiverem alinhados, será possível ter um acompanhamento muito mais preciso dos resultados e de onde se quer chegar, focando nos aspectos que realmente importam.

Desse modo, o alinhamento das metas de Marketing e de Vendas é essencial para que seja possível estar atento aos indicadores chaves (KPIs) para alcançar o objetivo comum traçado. Portanto, é de extrema importância que as equipes estejam conectadas de forma próxima, comunicativa e colaborativa, juntando esforços para alcançar os melhores resultados. Não perca tempo e comece a implementar essas práticas no seu negócio, parta para ação e potencialize seus resultados!

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