O medo de falar em público: de onde vem e como lidar com ele?

O que você sente ao se imaginar em um palco ou diante de uma câmera em um evento online?

Grande parte dos brasileiros sente medo, mesmo sabendo que falar em público é uma das habilidades mais requisitadas e valorizadas no cenário atual.

De onde vem esse medo? Qual é a melhor forma de lidar com ele para ter performances melhores em situações de exposição de fala, como entrevistas, reuniões e apresentações?

É o que você verá neste artigo. Boa leitura!

O medo de falar em público: de onde vem?

Ao contrário do que muitos imaginam, a resposta é simples: da falta de preparo. As pessoas encaram situações de exposição de fala – entrevistas, apresentações em eventos corporativos, lives em redes sociais – sem o preparo necessário.

Pense em qualquer outra habilidade, como, por exemplo, dirigir um carro. Uma pessoa que nunca foi ensinada sobre direção de veículos ficará tranquila ao ter que dirigir o carro sob pressão? Dificilmente.

Então, por que você não sentiria medo se não teve a orientação, a prática e o conhecimento para saber como agir ao falar em público?

Quando se trata do medo de falar em público, é comum haver um ciclo:
– Você se apresenta sem ter tido uma preparação adequada
– A apresentação não tem o resultado esperado
– Você se frustra e passa a ter medo de situações de exposição
A repetição desse padrão vai intensificando o medo de falar em público, que pode levar a sintomas físicos, como a voz trêmula, suor excessivo, sensação de desmaios e problemas gastrointestinais.

3 passos para superar o medo e desenvolver a oratória

Oratória não é dom. Então, se você acredita que não tem vocação para falar em público, é hora de rever seus conceitos e alterar esse pensamento. Falar em público é técnica, não é acaso, sorte, dom ou vocação.

Superar o medo é, então, indispensável para começar a se abrir a essa nova habilidade, dedicando tempo de prática e estudos para assimilar e se familiarizar com técnicas de comunicação.
Dito isso, os três passos iniciais para perder o medo de falar em público são:
1. Aprender sobre comunicação e oratória
2. Colocar em práticas as técnicas básicas aprendidas
3. Começar a encarar, de pouco a pouco, situações de exposição
O que esses três passos iniciais fazem é ajudar a romper com o ciclo negativo visto em tópicos anteriores, alterando, dessa forma, a sua percepção em relação ao falar em público. Apresentações deixam de ser assustadoras e passam a ser oportunidades.

Por que aprimorar a sua comunicação?
Há algum tempo, as pessoas simplesmente deixavam de lado o medo de falar em público porque essa habilidade era muito mais restrita a algumas profissões ou cargos. Hoje, isso mudou drasticamente.
Qualquer profissional, de qualquer área e nicho, precisa desenvolver a oratória. Um dos motivos centrais é que falar em público passou a ser algo requisitado em contextos diferentes e quem não sabe lidar com isso se estagna.

Outra razão, não menos importante, é: falar em público é uma habilidade ligada à inteligência emocional. Quem se comunica mal dificilmente é visto como alguém que transmite confiança, autoridade e competência.

Outro motivo é a presença no digital. Agora, a internet não é mais um espaço de entretenimento, apenas. É onde acontecem vendas, negociações, onde as pessoas contratam serviços…
O medo de falar em público dificulta ter uma boa presença na web, já que gravar vídeos ou aparecer em stories nas redes também são situações de exposição de fala. E, acredite, cedo ou tarde você passará por uma delas.

Vale a pena investir em um treinamento de oratória?

Recapitulemos: o medo de falar em público é consequência da falta de preparo e conhecimento em relação às habilidades de comunicação. Portanto, sim, investir em um treinamento vale a pena.
Escolha um treinamento feito por especialistas em comunicação e que trabalhe os três pilares centrais da oratória: a voz, a expressão corporal e o conteúdo das suas mensagens.

Falar em público já não é uma escolha, é uma necessidade urgente. Lembre-se disso!

 

Fonte:
www.thespeaker.com.br

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp