Novos Tempos na Velocidade do Varejo

A noção de tempo mudou. Desde o surgimento da internet, a velocidade das mídias e acesso a informações só acelerou. Apesar do minuto continuar sendo 60 segundos no relógio, hoje em dia faz-se muito mais coisa no mesmo tempo e a perspectiva em relação ao tempo é definitivamente outra.

 

  • De Bibliotecas migramos para o Google – O que antes era o trabalho de vasculhar informações em uma enciclopédia ou em uma biblioteca, passou à facilidade de sentar-se e acessar tudo de um computador.

 

Há uma década, o processo tornou-se ainda mais conveniente e simplificado, deixamos de ter que nos deslocar até o computador. O acesso de tudo passou a estar em nossas mãos em formato de smartphone.

 

  • De álbuns de músicas mais longas migramos para hits curtos – Além do consumo individualizado de músicas, a duração média delas reduziu.

 

  • Do consumo de filmes fomos para capítulos de séries e stories – O entretenimento em vídeo vem sofrendo transformações radicais e, em geral, com durações cada vez menores.

 

As pessoas por se habituarem a não ter que aguardar mais e muitas coisas estarem a um clique de distância, pararam de exercitar um componente comportamental importante: a paciência.

O consumidor quer tudo de imediato e você terá que lidar com clientes mais apressados, impacientes e ansiosos.

Como isso impacta no comportamento do consumidor do varejo? Segundo Keren Cavalcanti, sócia da Mosaiclab, organização de pesquisa de mercado, o consumidor contemporâneo é imediatista e, atender à sua ansiedade é fundamental não só para se diferenciar, mas evitar fricções.

Um dado relevante de 2020 é que 90% dos compradores se importam com o tempo que a compra leva para ser entregue ou estar pronta para retirada em loja, segundo pesquisa do Facebook IQ.

 

Retirada do Produto em Loja

Esta solução omnichannel possibilita que as lojas funcionem como mini-CDs e o consumidor faça retiradas sem ter que pagar pelo frete, além de ter a garantia que o produto desejado estará no local.

A implementação desse formato foi de larga escala no varejo brasileiro em 2020, ponto positivo, já que 72% dos brasileiros se importam que a loja tenha disponível a opção de compra online para retirada na loja.

 

Frete Expresso

Outra forma de atender ao imediatismo do consumidor e trazer conveniência, é através do frete expresso.

O desejo por velocidade nas entregas não é novidade. A Domino’s Pizza já demonstrou que modelos que focam na velocidade da entrega caem no gosto da população, assim como a Amazon o fez no varejo.

Porém, a notícia é que o consumidor vem aumentando esta demanda por velocidade nos últimos anos, como indica Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, no Global Retail Show 2020, ao apontar que o tema teve grande aumento de buscas em 2020:

Fonte: Pesquisa Qualitativa Google + Kyra (agosto de 2020).

Como pode ser observado, este comportamento foi acelerado pela pandemia, mas o crescimento ano a ano já vinha ocorrendo gradativamente nos períodos anteriores.

 

O que pode ser feito na prática?

Dado que o consumidor tem dado urgência ao tempo de entrega de pedidos, devemos tratar este fator com um cuidado diferenciado na escala de prioridades de 2021.

A hiper conveniência é uma tendência sem volta. Logo, alguns pontos relacionados a ela precisam ser examinados no seu business, como a busca de novas parcerias logísticas, o oferecimento da retirada em loja ou a melhoria dessa experiência e a análise da opção de montar novos CDs com o objetivo de encurtar o tempo de entrega para diferentes regiões.

Você realizou alguma grande conveniência para os seus clientes em 2020? Como planeja ampliar essa entrega de valor em 2021?

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