Meios de Pagamento: Saiba por que a diversificação pode fazer você vender mais

A forma como os consumidores pagam pelas coisas sempre acompanhou o ritmo da tecnologia. Sabendo disso, fica fácil entender como o crescimento do comércio digital está fazendo com que as empresas repensem sobre os meios de pagamento que estão oferecendo aos seus clientes.

Nos últimos anos, o mundo passou por mudanças significativas na maneira como as pessoas e as empresas conduzem suas transações. As opções de pagamento têm evoluído com o aprimoramento das soluções existentes e novas tecnologias, substituindo progressivamente as formas de pagamentos padrões.

Após o ano de 2020 e a pandemia, algumas dessas mudanças e novas tendências de pagamento se aceleraram devido à necessidade urgente de empresas e consumidores se adaptarem a novos métodos.

Isso tem beneficiado, principalmente, empresas de comércio eletrônico e soluções de pagamento digital, provando seus pontos fortes em economias cada vez mais conectadas.

Aceitar apenas uma ou duas formas de pagamento, já não supre mais a necessidade de milhões de brasileiros que navegam diariamente pela internet a procura de uma gama variada de produtos e serviços.
E é justamente sobre a importância dessa diversificação de meios de pagamento que vamos falar nesse texto. Boa leitura!

Quais são os meios de pagamento existentes?

Tudo bem, você provavelmente não trabalha em uma dessas empresas que oferecem apenas uma forma de pagamento e já entendeu que é preciso oferecer variedade.

Mas vamos analisar quais são os meios de pagamento existentes e as características de cada um deles:

Dinheiro

Um dos meios mais antigos e mais aceitos no mundo todo, é também o que possui maior tendência de ser cada vez menos utilizado nos próximos anos.
O uso dos cartões e os pagamentos online – que são mais seguros tanto para a empresa quanto para o consumidor – o uso do dinheiro tende a acontecer cada vez menos nos grandes centros.

Boleto

É um dos meios de pagamento mais conhecidos e utilizado pela população.O boleto bancário é um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado, até a data de vencimento indicada. E, uma de suas principais vantagens e motivo da sua popularização, é o fato de que, qualquer pessoa (mesmo que não possua conta bancária) pode realizar um pagamento através desse modelo.

Além disso, o boleto também permite ao portador quitar a dívida, mesmo após a data de vencimento, indicando acréscimos como juros e multas.

Cartão de débito

Também conhecido como “dinheiro de plástico”, o cartão de débito surgiu para facilitar a vida de muitas pessoas – principalmente as que esquecem de sacar o dinheiro da conta para realizar compras!

Esse meio de pagamento é quase que instantâneo, no momento em que o cliente passa o cartão na maquininha, o valor já é debitado de sua conta e creditado na conta do receptor do pagamento em até 30 dias, dependendo da operadora do cartão.

Cartão de crédito

Diferente dos cartões de débito, com o cartão de crédito a compra não é debitada da conta do cliente no ato, mas sim de um crédito oferecido pelo banco, o qual o cliente só irá pagar cerca de um mês depois. O lojista receberá também após esse prazo, dependendo se realizou parcelamento ou não. Muitos acabam optando pela antecipação de recebíveis, para ter o pagamento disponibilizado em conta em um período de tempo menor do que o normal.

Amplamente aceito em diversos estabelecimentos, tanto físicos quanto online, o cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais conhecidos no mundo todo, embora a facilidade do parcelamento em dez ou doze vezes seja uma exclusividade dos brasileiros.

Pix

Um dos meios de pagamento mais recentes, criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix surgiu em novembro de 2020, e já movimentou mais de R$ 1 trilhão até hoje.

Com o Pix, os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Prático, rápido e seguro, esse meio de pagamento veio pra ficar!

Transferências bancárias eletrônicas

Difícil hoje falarmos sobre transferências bancárias e não lembrarmos do Pix, mas a verdade é que existem algumas diferenças entre eles, sendo a principal delas a disponibilidade do serviço, uma vez que TEDs e DOCs só podem ser feitas em dias úteis e compensam apenas dentro do horário bancário, possuindo também limites específicos.

E-commerce impulsionando o pagamento digital

O comércio eletrônico global continuou a crescer em 2020, atingindo quase R$ 90 milhões em transações, um aumento de 41% em relação a 2019. Com base no crescimento dos últimos anos, estima-se que a penetração do comércio eletrônico tenha se acelerado o equivalente a quase três anos, em apenas um.

Hoje, podemos afirmar que o e-commerce está diretamente ligado às soluções de pagamento digital, portanto, o crescimento do e-commerce impulsionou o aumento do uso de pagamentos digitais.

Por que você precisa oferecer diferentes meios de pagamento?

É significativamente importante para os comerciantes terem opções de pagamento em vigor, se quiserem manter os números de abandono de carrinho os mais baixos possível.

Quando você limita as opções de pagamento para seus clientes, torna mais provável que eles simplesmente procurem outro lugar, especialmente se estiverem procurando por conveniência. Se eles tiverem opções de pagamento preferenciais, eles vão querer fazer negócios com alguém que facilite isso para eles.

Quanto mais opções de pagamento você oferecer, maior será a probabilidade de atrair um público mais amplo. Você terá mais negócios porque seus clientes achariam conveniente trabalhar com você. Quanto mais fácil for para as pessoas lhe pagarem, mais provável será que você venda mais e fidelize mais clientes.

Conheça os principais benefícios em oferecer uma ampla variedade de meios de pagamento aos seus clientes:
– Aumento da receita;
– Pagamentos rápidos e eficazes;
– Conquistar novos consumidores;
– Maior confiabilidade do consumidor;
– Redução da inadimplência.

Querendo analisar um caso prático?  Veja como a FreeCô conseguiu aumentar as vendas em 15% a partir da diversificação dos meios de pagamento!

Futuro dos meios de pagamento

Não precisamos ser videntes para saber que o futuro pertence aos meios de pagamento digitais.
Aqui no Brasil, principalmente, o crescimento dos pagamentos online foi muito grande ao longo do momento pandêmico que vivemos, e por isso essa é uma grande tendência para os próximos anos.

Conforme falamos, a tendência é que o declínio do uso de dinheiro em espécie vai ocorrer em ritmos diferentes entre as regiões. Dependerá do desenvolvimento de regulamentações, infraestrutura e, claro, das preferências dos consumidores.

Os pagamentos sem contato continuarão a ser adotados conforme os consumidores percebem sua conveniência, além do aspecto de segurança, e abraçam a tendência em direção ao futuro do comércio mais rápido.

E você? Como está preparando a sua empresa para o futuro?

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