Como a seção de avaliação do produto pode aumentar as vendas no ecommerce?

Avaliação do produto: como aumentar as vendas no ecommerce

A avaliação do produto em um ecommerce vai muito além dos comentários. Saiba como ela pode garantir uma melhor experiência do usuário!

 

Com a pandemia do novo coronavírus, como não foi possível tocar e ver as peças de perto, o número de avaliações do produto passou a contar ainda mais para a decisão dos novos consumidores. Sendo assim, as seções de avaliação de produto se tornaram primordiais para donos de ecommerce que desejam aumentar as vendas. 

Apesar de sua importância, não são todos os ecommerces que disponibilizam esse recurso em seus sites. Segundo a análise da ESHOPPER, apenas 37% dos ecommerces possuem o número de avaliações exibido na PLP. 

É importante considerar que as avaliações vão além dos comentários deixados nas páginas, elas também servem como uma forma de o lojista ter mais credibilidade e conhecer melhor o seu público.

 

Como funciona a avaliação do produto?

 

A seção de avaliações funciona como uma espécie de gatilho mental e técnica de persuasão de vendas que impacta diretamente no aumento de conversão.

A ideia principal é passar confiança para os próximos usuários, que se sentirão incentivados a adquirir o produto comprado por uma pessoa que buscava atender às mesmas necessidades que eles e garante que o item cumpriu com o que promete. 

Além disso, é imprescindível ter o cuidado e a dedicação de exibir o produto como se ele estivesse no mostruário da loja, dando o máximo de informações que possam interessar o comprador.

Assim, a avaliação do produto ainda influencia o ecommerce de outra maneira, fazendo com que o site se torne um lugar de confiança a ponto de ser o primeiro site em que as pessoas entram para pesquisar o produto que elas desejam, como acontece com a Amazon, que se sobressai pelo destaque que dá às informações dos itens que vende.

Isso está diretamente associado à qualidade das informações fornecidas pelo lojista e pelos comentários e imagens postados nas avaliações por consumidores anteriores.

 

Como usar a avaliação do produto para aumentar as vendas no e-commerce

 


As avaliações também podem ajudar muito quando o objetivo é obter aumento nas vendas. Além do lançamento de ações nas datas sazonais, é recomendado destacar pelo menos cinco comentários positivos e nota entre 4.0 e 4.7, pois isso aumenta a confiabilidade da marca e do produto. 

E quanto aos comentários negativos, não há necessidade de se preocupar desde que os positivos prevaleçam. No final, as descrições ruins servirão para que as pessoas acreditem ainda mais nas positivas.

O ideal é que a página do produto tenha muitos reviews que transmitam credibilidade e, para isso, é necessário considerar que um site que só contém comentários positivos publicados pode acabar gerando desconfiança nos consumidores.

A atenção aos detalhes também vai garantir uma relação melhor entre lojista e consumidor, aproximando clientes da marca. Isso acontece porque é gerado um movimento de análise de insights a partir do momento que o varejista sabe como foi a experiência de compra a partir da seção de avaliação.

Quando o cliente comenta o que achou do produto, da entrega e do atendimento ou resolução de um problema, o responsável pela marca fica sabendo exatamente como é a experiência do consumidor desde o momento em que ele busca o produto no e-commerce até a conclusão da compra.

 

Como obter mais avaliações positivas

 

A pessoa que busca na internet um produto que atenda às suas necessidades pode ficar satisfeita com a entrega e durante o uso, mas nem sempre ela vai se lembrar de voltar à loja e comentar o que achou de todo o processo ou de dar uma “estrelinha” para o item.

Por isso, é importante ter um contato com o comprador após a chegada do produto, solicitando uma avaliação que será publicada no site com a autorização do cliente.

É fundamental contar com um time especializado em gestão de tráfego, marketing e atendimento ao cliente para obter os melhores resultados nas suas vendas.

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp