Do que você precisa para desenvolver a sua oratória?

Em uma negociação, para concretizar uma venda, em uma apresentação, um PITCH ou na gravação de um vídeo. Todas essas situações, comuns e necessárias hoje, demandam a mesma habilidade: comunicar bem.

Desenvolver a oratória é uma das ações mais urgentes dos tempos atuais, quando a maneira de comprar, trabalhar e se relacionar mudou significativamente. É preciso estar preparado para situações de exposição de fala e impulsionar sua mensagem.

Mas, afinal, do que você precisa para desenvolver a sua oratória? Quais são os pilares centrais da comunicação? É o que você verá a seguir.

Acompanhe este artigo até o final e informe-se!

Do que você precisa para desenvolver a sua oratória?

A comunicação se insere no grupo das chamadas soft skills. Essas são habilidades mais subjetivas, ligadas à inteligência emocional e à relação com os demais. Algumas etapas são fundamentais para desenvolver a oratória:

– Conhecer seus pontos fortes e fracos

Justamente por ser uma habilidade um pouco mais subjetiva, o autoconhecimento é parte essencial do processo para desenvolver a boa comunicação. É preciso, então, ter um feedback sobre a maneira como você se expressa.

A melhor forma de conseguir esse feedback é através da consulta com um especialista em comunicação, que é uma das etapas dos treinamentos em oratória. Outra forma, menos otimizada, é analisar a si mesmo em vídeo e identificar características dominantes.

De uma forma ou outra, é preciso conhecer seu perfil de comunicador para se desenvolver com autenticidade.

– Identificar quais são suas demandas mais urgentes

Você é um vendedor. Será, então, que as suas demandas mais urgentes, em relação à comunicação, são as mesmas que as de outros profissionais? Nem sempre. No seu caso, habilidades de negociação e persuasão devem ser um dos focos do aprendizado.

Outro exemplo: um profissional em seus primeiros anos de profissão tem as mesmas urgências de oratória que um CEO? Dificilmente. Considere, então, o seu contexto, para facilitar a forma como aprimorará a comunicação.É assim, definindo as prioridades adequadas, que se logra um caminho muito mais eficiente e otimizado.

– Familiarizar-se com técnicas básicas da comunicação

Definidas suas habilidades e identificado o seu perfil de comunicador, será o momento de aprender as técnicas básicas da comunicação. Elas são, na prática, as ferramentas que te ajudarão a se sair melhor em situações de exposição de fala.

Quais técnicas são essas? Por exemplo:

– Como organizar o conteúdo
– Como usar a emoção ou o humor para se conectar à audiência
– Como se comportar em apresentações que acontecem no online
– Qual é a melhor forma de praticar para uma apresentação

– Colocar em prática técnicas de oratória

Na comunicação, a teoria não basta. Dedicar um tempo para ler, assistir a vídeos, ter aulas sobre oratória e outras tantas opções é importantíssimo. No entanto, sem as etapas de prática, o seu processo não será completo.

Assim sendo, pratique. Pratique antes de uma situação de exposição de fala, quando tiver alguma, e pratique também no seu dia a dia. Como? Faça vídeos simulando apresentações, policie-se ao conversar com outras pessoas…

Quanto mais prática, mais rapidamente você se familiariza com as técnicas e as naturaliza em sua comunicação cotidiana.

Quais são os três pilares centrais da comunicação?

No processo para desenvolver a sua oratória, você deve garantir que os três pilares centrais da oratória sejam aprimorados. Aliás, um dos erros mais comuns por quem quer evoluir na comunicação é focar apenas no conteúdo.

Os três pilares da oratória são:
– O conteúdo
– A expressão vocal
– A expressão corporal

O conteúdo é aquilo que você diz. Em uma apresentação, por exemplo, ele será as informações que você decide transmitir à sua audiência, os dados que optar por incluir, as histórias que escolher contar. Conteúdo é o que é dito verbalmente.

Já a expressão vocal se refere ao uso da voz. A maneira como você utiliza a sua voz interfere muito na sua comunicação. Inclusive, equívocos nesse pilar podem comprometer o entendimento da sua mensagem pela audiência.

O terceiro pilar é a expressão corporal. Gestos, postura, expressões faciais, contato visual, enquadramento (no online) são alguns dos fatores que se incluem nessa expressão. O seu corpo também comunica! Por isso, é preciso aprender a dominá-lo.

Você ainda tem dúvidas sobre como desenvolver a sua oratória? Comente!

Fonte:
www.thespeaker.com.br

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