Como o marketing digital impacta o mercado varejista

No mundo atual, o digital faz parte do comportamento humano, e é obrigatório para qualquer tipo de negócio. O Marketing Digital é um conjunto de ferramentas que devem ser utilizadas em todas as etapas do seu processo de venda. No caso do varejo, essa ciência deve ser utilizada não só para vender na internet, mas também, vender através da internet, direcionando o cliente para a sua loja física. 

Assim, é necessário que a sua empresa tenha uma presença digital para chegar até o seu público e ofertar os seus produtos, em que você deve explorar diversos canais, testando qual melhor funciona para o seu contexto e onde o seu público está, sendo uma forma de potencializar as suas vendas e descobrir novas oportunidades.

Hoje, sem estratégias de Marketing Digital, o negócio não consegue se manter competitivo no mercado. No contexto de pandemia no qual nos encontramos, com lockdowns frequentes, é urgente a necessidade de captar e gerar vendas com a internet, em que você deve estar constantemente aprimorando suas práticas para alcançar melhores resultados.

Vamos explorar a seguir alguns aspectos essenciais para potencializar as suas vendas e entender quais ferramentas podem ser utilizadas para isso.

Experiência Digital no Varejo

A experiência dos clientes é um ponto muitas vezes decisivo para a tomada de decisão de compra destes. Na loja física, é muito importante que você coloque o consumidor no centro das suas estratégias de criação de valor, dando atenção a aspectos como a disposição dos produtos, o atendimento dos vendedores, a iluminação e a sonora da loja.

No digital essa lógica também deve estar presente, contudo, são outros fatores que devem ser levados em consideração. Um erro que os varejos cometem é tentar criar a mesma experiência do mundo físico no meio online, porém, não percebem que há outras maneiras mais eficazes e apropriadas para satisfazer os consumidores.

Essa experiência deve ser personalizada para o ambiente digital. Busque novas oportunidades de engajar e gerar valor para os usuários, que estejam alinhadas ao seu objetivo e à jornada de compra que você deseja oferecer, para que, de fato, seja possível alcançar esses resultados.  

Para isso, você deve mapear a jornada do cliente e entender esse funil, analisando quais etapas podem ser incrementadas, visando potencializar e personalizar cada vez mais a experiência e, consequentemente, a satisfação e o engajamento dos seus clientes. Sendo assim, analise quais ferramentas do marketing digital podem ser utilizadas para isso, criando uma percepção positiva para o seu negócio.

Experiência Phygital 

Abordando a questão de criar novas experiências para os clientes, é essencial debatermos sobre o conceito Phygital. A experiência Phygital é uma abordagem que une o meio físico com o digital, oferecendo o poder de escolha e liberdade ao consumidor.

Mas como funciona esse poder? No varejo, você pode possibilitar que o seu cliente compre no site e retire na loja física, por exemplo. Ou então, que ele utilize um QR code na loja física para adquirir algum desconto e, ainda, pagar direto pelo celular. 

Dessa forma, são diversas práticas que permitem que o consumidor utilize todos os seus canais de compra simultaneamente, em que este poderá optar por onde realizará a compra. Sendo assim, a empresa consegue oferecer uma experiência elevada e personalizada para os clientes, dando a eles mais autonomia, praticidade e oportunidades.

E-commerce e M-commerce

O omnichannel é o futuro do varejo. Nesse sentido, além de estar presente nas redes, é importante o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce, oferecendo mais oportunidades de compra para o consumidor e acelerando a venda. 

Atualmente, é essencial a presença de uma loja online atrativa e com uma boa usabilidade para permanecer competitivo no mercado e conquistar clientes. O consumo pela internet vem crescendo exponencialmente, em que o crescimento do e-commerce no Brasil em agosto de 2020 foi de 56,8%. Já em relação ao varejo restrito, o e-commerce representou 14,4% do comércio em novembro de 2020.

O cenário atual de pandemia tornou ainda mais necessário o ingresso de qualquer negócio no meio digital, incluindo os varejos. Como as pessoas estão optando por não realizar visitas desnecessárias à lojas, é crucial que você ofereça uma alternativa para que ela compre do seu negócio. À vista disso, percebe-se a importância e a necessidade de uma plataforma e-commerce, a qual já não é um diferencial, mas sim, um pré-requisito para atuar no setor.

Ainda, além do comércio online ter crescido bastante, identifica-se que grande parte das transações são feitas através de aparelhos Mobile. Com isso, qualquer plataforma de e-commerce deve haver uma versão personalizada para dispositivos móveis, visando expandir o alcance de potenciais clientes. 

O M-commerce, podemos dizer assim, representa boa parte do faturamento geral do comércio eletrônico, sendo de 42% no Brasil no final de 2019. As pessoas estão comprando cada vez mais pelos seus smartphones e tablets, e esses números tendem a continuar crescendo.

Assim, garanta uma melhor experiência de compra aos seus usuários, o que irá ser fator determinante para a conversão de vendas, visto que a marca deve passar uma imagem confiável e de qualidade de modo virtual. Como a sua plataforma muitas vezes é a porta de entrada para novos leads, é primordial que esta possua um design apropriado para o Mobile, evitando que estes saiam da sua página e abandonem carrinhos de compra.

Portanto, desenvolva de maneira eficiente a sua plataforma, priorizando a versão para o Mobile e integrando-a com os demais canais digitais. Além disso, teste sempre todas as funcionalidades e acompanhe o desempenho de todas as ações das páginas, visando a otimização das ferramentas e da jornada de compra dos clientes.

Marketing no Varejo

Gostamos de observar o marketing a partir de 4 pilares, sendo eles o Tráfego, o Engajamento, a Conversão e a Retenção, os quais devem ser explorados em qualquer negócio. Assim, deve-se analisar como moldar as estratégias e os playbooks para cada uma dessas categorias e adaptá-las para cada realidade. No contexto do varejo não é diferente, com isso, confira as abordagens abaixo:

Tráfego

O Tráfego é o primeiro pilar dentro do Marketing Digital que você deve explorar no seu varejo. Vamos pensar assim, na sua loja física, o tráfego diz respeito à circulação de clientes, já, no digital, é referente ao fluxo de usuários que navegam nas suas páginas.

Para atrair cada vez mais leads para o seu negócio, é importante que você entenda quem é o seu público, e explore a fundo os seus desejos, necessidades e comportamentos. A partir disso, você deve investigar onde esse público está, ou seja, quais são os melhores canais para se comunicar com eles. 

Dessa forma, teste as estratégias constantemente, em que você pode explorar o tráfego orgânico, o tráfego pago, as referências, influenciadores, entre outros, sempre visando captar mais usuários para as suas páginas.

Engajamento

O Engajamento é o envolvimento, as interações e o relacionamento dos clientes com a sua marca, em que você pode mensurar esse impacto. Em outras palavras, é fazer os usuários atraídos se envolverem com o seu conteúdo. Assim, além de atrair os usuários para as suas páginas, é necessário engajá-los para atingir alguma ação de conversão. 

Para engajar os usuários você deve dispor de um conteúdo de qualidade, em que você pode explorar assuntos técnicos; provas sociais como cases de sucesso; abordagem de referência, passando um tom de autoridade e expertise no assunto; conteúdos inspiracionais; e outros mais cotidianos.

A partir das reações dos usuários como curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques, cadastros, recomendações, entre diversos outros, é possível verificar a presença da sua marca nas redes e a eficácia das suas ações e campanhas. Com isso, tenha sempre o foco de otimizar suas atividades para engajar mais usuários, guiando-os para a compra.

Conversão

O pilar de Conversão é focado em fazer o usuário realizar uma ação específica. Essa ação pode ser a geração de cadastro, a navegação por ambientes específicos, a adição de um produto no carrinho, a compra de um produto, entre diversas outras, que irão variar de acordo com os seus objetivos.

Nesse sentido, envolve estratégias para incentivar que o usuário faça o que você deseja, por exemplo, a disposição de botões em lugares estratégicos, a organização das categorias de forma clara, ofertas e promoções visíveis na página, disponibilização de conteúdos gratuitos como ebooks…

É importante que tenha, sempre, uma chamada para a ação, isto é, um Call to Action (CTA) para que a pessoa realize a atividade. O CTA, deve estar de acordo com o seu objetivo, podendo ter chamadas como “saiba mais”, “cadastre-se”, “compre agora”, entre infinitas outras.

Retenção

A Retenção é o ato de fazer com que o seu cliente continue comprando da sua empresa. Há diversos fatores que impactam nesse processo, sendo muito importante construir um relacionamento com cada cliente e manter isso ao longo do tempo. 

Sendo assim, o atendimento pós-venda concedido ao cliente deve ser muito bem desenvolvido e estruturado. Para isso, você pode desenvolver uma equipe voltada para o sucesso do cliente na sua empresa, ou Customer Success, como o termo é conhecido, e realizar práticas de Customer Relationship Management (CRM), isto é, a gestão do relacionamento com os seus clientes.  

Ademais, você pode utilizar estratégias de remarketing, fazendo com que estes lembrem da sua marca, como o envio de e-mails constantes e o disparo de novos anúncios. Programas de fidelidade também são ótimos meios para gerar retenção, estimulando que o seu cliente traga novos leads para a sua empresa, através da oferta de benefícios financeiros ou por bonificação, o qual fará uma recompra em algum momento.

 

Conclusão

Todas as abordagens, estratégias e etapas citadas acima são essenciais para posicionar o varejo no meio digital, onde é importante que você seja veloz e responsivo, tentando sempre aprimorar as práticas para alcançar a maior capacidade das suas práticas e ferramentas, e, assim, atingir ótimos resultados com isso.

As ferramentas de Marketing Digital são essenciais para o varejo, as quais precisam estar presente em todo o negócio, ou seja, em todos os processos, desde os micros até os macros. Ainda, para melhorar a experiência dos seus clientes, ofereça oportunidades e ouça eles, incentivando feedbacks, para que você possa identificar pontos de melhoria na visão de quem compra.

Outro ponto a ser salientado é que para ter resultado no varejo, não se trata apenas de conceder a maior propaganda para mais pessoas, mas sim, de realizar uma comunicação mais frequente com os clientes em diferentes canais para que aquela informação cerque a pessoa. Portanto, defina um grupo de pessoas, isto é, o seu público-alvo, conheça elas ao máximo e faça elas ouvirem você, impulsionando a sua penetração no mercado.

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