Como montar uma estratégia para a Black Friday B2B?

Nos últimos tempos, a internet tem cada vez mais se tornado a vitrine principal para muitos empresas e prestadoras de serviço. Se esse é o seu caso, continue lendo para saber como montar uma estratégia para a Black Friday B2B.

Segundo especialistas, estamos vivendo uma nova era do e-commerce, principalmente por decorrência da pandemia e a necessidade do mercado em fortalecer as vendas online e gerar mais confiança aos clientes. A eMarketer informou que o comércio online cresceu 26,7% em 2020, movimentando 4,2 trilhões de dólares. E para 2021 a previsão é de 4,8 trilhões.

A PayPal também mostra dados importantes para os donos de e-commerce, e ainda mais para quem pretender fazer uma estratégia de Black Friday B2B. Conforme a pesquisa “The 2021 Borderless Commerce”, as vendas da última Black Friday superaram as de 2019 em mais de 25%. Isso demonstra o quanto as pessoas estão criando cada vez mais uma confiança no online e fazendo planejamentos.

Para o mercado em geral, esse momento de Black Friday é ideal para atrair clientes, destacar sua empresa, mostrar a qualidade do seu serviço, gerar confiança e fidelidade, ganhar espaço no mercado, além de aumentar seus lucros. E hoje vamos te ensinar a fazer a estratégia ideal e ter dicas para turbinar suas vendas.

Leia também: Como atrair mais sellers para o seu marketplace.

É possível fazer uma estratégia Black Friday B2B funcionar?

Que a Black Friday é um momento importante para o mercado B2C já sabemos. Mas será que também é possível aplicar uma estratégia B2B nesta data? E para seu alívio, a resposta é sim!

Muitos líderes ou profissionais com alto cargo estão conectados e antenados no mercado. Por isso, eles possuem maior propensão de fazer negócios com empresas que possuem e-commerce, além de fazerem um planejamento de quando contratar a prestadora de serviço necessária.

Outro ponto para se considerar é a logística. Com o aumento da demanda no comércio, as lojas e empresas em geral precisam garantir como atender essa demanda. Por isso é importante ter um controle efetivo de estoque após as conversões de vendas.

E é aqui que a estratégia para a Black Friday B2B entra. Diferentemente do comércio B2C, o marketing B2B para a Black Friday é baixo, o que faz sua empresa se destacar ainda mais nesse período.

Como montar a sua estratégia Black Friday B2B

Vimos que essa data cria naturalmente uma expectativa nas pessoas, e isso não difere quando o assunto é marketing B2B.

Mas, antes de tudo, é importante ter em vista que a Black Friday não se resume apenas a dar descontos e promoções imperdíveis. É necessário montar seu plano de ação corretamente, para acertar no resultado e ter o retorno esperado.

Para ter uma estratégia de Black Friday B2B efetiva, é importante pensar o que você gostaria de ganhar com ela. Essa data pode:

  • atrair mais clientes;
  • fideliza-los;
  • tornar sua empresa conhecida;
  • destacar seu serviço dos seus concorrentes;
  • gerar mais lucro;
  • potencializar o crescimento da empresa;
  • entre outros.

Mas tudo depende de como você coloca seu marketing em prática. Por isso, vamos às dicas!

Conheça o ciclo orçamentário do seu cliente

Como dito anteriormente, os profissionais responsáveis pela decisão de compra normalmente se planejam para contratar empresas em determinadas datas. Mas isso não é uma regra. Por isso, conheça o ciclo orçamentário do seu cliente e avalie se faz sentido montar sua estratégia para a Black Friday B2B.

Por exemplo, é importante saber se nesse período do ano, seu orçamento está sobrando e caso não usado será descartado, ou se eles realmente se planejam para comprar nesse período para economizar ao máximo.

Atualize descontos por tempo determinado

O sentido da Black Friday é oferecer um desconto por tempo determinado. Mas uma estratégia interessante, caso você ofereça um serviço em camadas ou solução SaaS, é atualizar por período limitado o próximo nível do seu produto.

Dessa forma você faz o seu cliente experimentar os benefícios do seu serviço aprimorado sem custo extra ou com baixo custo. Agir de uma maneira diferente faz você se destacar, além de chamar a atenção de novos clientes. Experimente pensar fora do convencional.

Ofereça produtos que correspondam às necessidades dos clientes

Para oferecer produtos que seus clientes necessitam, é fundamental conhecê-los bem. Por isso, faça uma pesquisa e entenda o que, por que e quando eles precisam da sua empresa. Assim você conseguirá personalizar e oferecer promoções que atraiam eles, aumentando suas vendas e atendendo às necessidades dos seus clientes.

Sabe aqueles anúncios específicos que aparecem nas suas redes sociais bem no período que você precisa? Parece mágica, mas é estratégia!

Como a Black Friday afeta os resultados de um negócio?

No comércio, vemos muitas pessoas falarem que a Black Friday é uma fraude, pois muitas lojas agem de má-fé, colocando seus preços altos semanas antes, para que então na Black Friday possam oferecer um falso desconto. Isso, na verdade, só demonstra como essas lojas falham na hora de fazer uma estratégia e planejamento para a data.

Para ser um destaque e referência, é necessário ter planejamento, estudo e pesquisa do mercado, entendendo o seu cliente a fundo. Além de estabelecer um canal de comunicação fácil e simplificado, sem medo de conflitar com seu receptor. Dessa forma você conseguirá fazer um marketing B2B ideal e ganhar resultados satisfatórios nesse período.

Satisfação do cliente

Qualquer pessoa gosta de sentir que possuiu vantagem ao realizar uma compra. E a  Black Friday tem essa característica em sua essência. Por isso, fechar vendas nesse período dá muito mais satisfação ao seu cliente. E isso, em conjunto com um serviço de qualidade, consegue fidelizá-lo.

Diferencial competitivo

Falamos aqui como o mercado não está acostumado com uma estratégia de Black Friday B2B. E esse é um gigante diferencial que você terá dos seus concorrentes. Neste período, se algum cliente está em dúvida com qual empresa fechar negócio, sem dúvida escolherá aquele que apresenta o menor valor, pois entende isso como vantajoso.

Aumento do retorno sobre investimento

Com a estratégia B2B que ensinamos para você, é possível aumentar o seu ROI. Isso porque ao oferecer um aprimoramento dos seus serviços com desconto, você consegue elevar seu faturamento e ticket-médio. Mas, para isso, seu pós-venda precisa estar muito bem alinhado.

Assim sua equipe conseguirá fechar negociações perdidas e ganhar muito mais do que em outro momento de venda.

3 dicas para turbinar a sua estratégia B2B

Agora que você já sabe tudo o que precisa para colocar em prática sua estratégia de Black Friday B2B em prática, está na hora de turbiná-la. Sim, conhecer o seu cliente é fundamental. Mas, além disso, se comunicar com ele e fazer promoções que o atraiam, é extremamente importante.

Por isso, trouxemos algumas dicas de como implementar a estratégia de diferentes formas para melhorar ainda mais o seu marketing B2B.

  1. Use as redes sociais

As redes sociais são o local para você manter o canal aberto com seus clientes. Utilize ela para:

  • divulgar as promoções;
  • falar dos benefícios do seu produto;
  • criar expectativa e urgência para compra;
  • demonstrar que sua empresa é de confiança e oferece uma Black Friday com descontos verdadeiros.
  1.  Ofereça consultorias

Além de focar no seu serviço, uma ótima estratégia B2B é oferecer consultorias, treinamentos e aulas gratuitas, como um bônus para quem contratar sua empresa. Pode ser algo mais prático, sem tantos detalhes e explicações como o normal, mas com uma abordagem que faça seu cliente se interessar e desejar fechar mais negócios no futuro.

  1. E-mail marketing

Você pode criar uma estratégia de e-mail marketing tanto para clientes novos como os já existentes na sua lista.

Para atrair novos, você pode falar dos seus serviços, mostrar os benefícios e, claro, da promoção existente. E se quiser criar algo mais irresistível ainda, pode oferecer uma recompensa por indicação. Ou seja, dê um bônus para a empresa que indicar seus serviços para outra empresa.

Porém, se a ideia é entrar em contato com clientes já existentes, o ideal é ver quais vendas anteriores não foram fechadas, e tentar fechar negócio novamente, dando um desconto ou recompensa por um período limitado.

Ter uma estratégia de Black Friday B2B é uma oportunidade em cheio para quem está querendo destaque. Mesmo que esse período seja muito mais conhecido pelo mercado B2C, o marketing B2B tem excelentes oportunidades para conquistar seu espaço e atrair mais clientes. E se quiser se diferenciar ainda mais, é só criar uma experiência satisfatória no seu e-commerce.

Mas não esqueça que para isso, é necessário entender o seu cliente antes de tudo. Afinal, o que define o B2C e o B2B são as pessoas. Ambos possuem seres humanos dos dois lados, e possuem comportamentos, características e necessidades diferentes. Por isso é tão importante conhecer seu cliente para fechar o negócio perfeito.

E se você quer acabar com o medo de conflitar canal com o seu revendedor, fale conosco e conheça a Sellerfy!

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