Cobrança inteligente: Como automatizar as vendas do seu e- commerce

Em 2020, o e-commerce chegou à marca histórica de mais de R$87 bilhões em vendas. E como você deve imaginar, o isolamento social e restrições de abertura do comércio impulsionaram esse crescimento no Brasil.

É o que aponta o 43º Webshoppers, estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro, da Ebit | Nielsen. Resumidamente, o report traz também dados bem interessantes sobre como o e-commerce cresceu, no último ano, sobre 4 pilares:

  1. Aumento de Faturamento: os 87 bilhões de reais em vendas representam um aumento de 41% em relação ao faturamento de 2019, que foi de “apenas” R$61,9 bilhões;

  2. Novos consumidores: foram 13,2 milhões de novos compradores online, ou seja, uma adição de 23% de pessoas que nunca tinham comprado online anteriormente;

  3. Maior Quantidade de pedidos: foi 30% maior em relação a 2019, batendo 194 milhões de pedidos;
  4. Aumento do Ticket Médio: aumentou em 8%, chegando a R$452, contra R$417 do ano anterior.

Varejistas correram para o digital para garantir a continuidade das suas vendas durante o isolamento social. Um relatório da EY mostra que nos EUA, foram investidos US$10 bilhões na digitalização do varejo, entre parcerias, aquisições e criação de lojas digitais.

Segundo os analistas da EY, para ter sucesso no e-commerce, é preciso pensar não só em investir na digitalização, mas sim: “Qual experiência do consumidor eu preciso oferecer?”.

Se você tem uma loja virtual e não viu seu faturamento crescer nesse ritmo acelerado, eu vou te contar o porquê.

Vem comigo nesse artigo e entenda alguns segredos da cobrança inteligente, que é o que está por trás do crescimento escalável dos negócios.

A experiência de compra importa

Esse título diz tudo. Você pode oferecer o produto mais incrível no seu e-commerce, mas, se não oferecer uma boa experiência de compra no seu site, terá poucas chances dos seus possíveis clientes concluírem a compra.

A experiência de compra acontece nos mínimos detalhes, desde o layout do seu site, rapidez de carregamento da página, fácil navegação, descrição dos produtos, até a finalização do pagamento no checkout.

Tudo deve funcionar perfeitamente para que seu visitante se sinta estimulado a comprar. E você pode fazer isso de diversas maneiras, buscando personalizar sempre mais a jornada com sua marca.

Nosso tema de hoje é focado na cobrança, ou seja, na experiência de pagamento oferecida no seu e-commerce. Seu cliente se depara com um checkout complicado ou descomplicado? Ele encontra o meio de pagamento que precisa? Se sente seguro em sua página ao precisar fornecer os dados necessários na transação? 

Esses são pontos importantes para se levar em consideração. Segundo pesquisa realizada pelo Facebook, 48% dos consumidores online desistem de uma compra online quando não encontram uma boa experiência de pagamento, como não ter uma boa forma de pagamento e não se sentir à vontade.

Se esse é um possível entrave na hora de alavancar suas vendas, saiba agora como fazer cobranças inteligentes e ter uma melhor gestão de suas vendas.

Gestão de pagamentos: como torná-la inteligente?

Todo e-commerce ou marketplace precisa ficar atento com alguns pontos importantes no checkout de pagamentos e na gestão de vendas. Abaixo eu te conto quais são os mais relevantes, que você precisa avaliar o quanto antes. 

Diversificação dos meios de pagamento

A forma de se realizar pagamentos evoluiu, e com isso, existem diferentes preferências dos consumidores em relação a qual meio de pagamento vão usar em determinados contextos de compra. 

Se o e-commerce oferecer somente um meio de pagamento e não buscar a diversificação, estará perdendo nichos de clientes que poderiam somar às suas vendas. 

Dessa forma, é preciso flexibilizar as opções para disponibilizar, no mínimo, cartão de crédito, boleto e Pix. Confira os diferenciais de cada meio:

  • O boleto ainda é um meio de pagamento importante para as pessoas desbancarizadas, ou seja, que não possuem ou não transacionam com cartão de crédito devido a um baixo limite. Ele também possui taxas mais baixas de emissão, o que costuma compensar em relação às taxas praticadas nas vendas por cartão de crédito.
  • Da mesma forma, o Pix também está conquistando cada vez mais usuários, e tem um excelente potencial de crescimento. Além de também ser acessível para quem não tem conta e ser mais prático e instantâneo que o boleto, ele tem as taxas mais baixas em relação aos outros meios de pagamento.
  • Já o cartão de crédito é importante também por permitir o parcelamento de compras e por estar entre os meios mais usados pelo consumidor.

O ideal, portanto, é oferecer esse leque de opções básicas. Você irá abranger a maioria do público em potencial para que se sintam satisfeitos com os meios oferecidos.

  • Checkout transparente

O termo “checkout transparente” pode não ser tão conhecido, mas, basicamente, ele é uma página de pagamentos mais segura e intuitiva dentro do seu e-commerce. Para isso, é preciso que o cliente não seja redirecionado a um domínio externo ao seu site no momento de fechar a compra e pagar. 

O checkout transparente previne o redirecionamento para links maliciosos, que podem interceptar os dados de compra do consumidor. Além disso, facilita que o cliente preencha somente as informações necessárias para a efetivação do pagamento, sem ter de realizar longos cadastros (o que gera desistências, muitas vezes).

Para evitar isso, o melhor é optar por uma solução de pagamentos que seja integrável ao seu site, por uma API de pagamento online. Dessa forma, o domínio do checkout fica dentro do seu site, com toda segurança, customização e alta taxa de conversão.

  • Gestão automatizada

A automatização da gestão de pagamentos é uma das formas mais inteligentes de realizar esse processo. Mas o que é essa tal de gestão automatizada? 

Ela acontece quando você contrata uma plataforma que não só opera os meios de pagamento, mas também emite cobranças automatizadas, gera um painel das vendas atualizado em tempo real e se integra ao seu sistema de vendas de forma a permitir um controle maior de cada pedido e o status de cada pagamento.

Dessa forma, você sabe exatamente quantos e quais clientes estão adimplentes e inadimplentes, realiza cancelamentos automáticos de pedidos não pagos, gera ciclos de faturas recorrentes e executa uma régua de cobrança.

O que é régua de cobrança?

Esse recurso que citei, a régua de cobrança, consiste em automatizar os disparos de um fluxo de comunicações e faturas destinadas aos seus clientes. 

Isso serve para, assim que uma compra for feita no seu e-commerce via boleto, o sistema enviar a fatura por e-mail ou link para o cliente, e depois do vencimento, até mesmo cobrar um pagamento não realizado.

É uma ótima forma de prevenir a inadimplência, além de recuperar pagamentos sem ter que ligar para o cliente ou entrar com medidas que podem desgastar o relacionamento.

A régua de cobrança das melhores plataformas de pagamentos são altamente personalizáveis para seu negócio. Você pode, por exemplo, configurar:

  • Quantas vezes deseja cobrar o pagamento dessa fatura;
  • Com qual frequência, ex. D+1, D+2, D+3;
  • Customizar o texto das mensagens e as variáveis que desejar (como tags de nome do cliente, empresa, produto, valor);
  • Data de expiração da fatura. Depois dessa data de expiração, a régua de cobrança é interrompida e, para continuar essa cobrança, é preciso gerar uma nova fatura. Fica a critério de cada empresa esse processo após a expiração de uma fatura.
  • Split de pagamentos

Na esteira da automação, o split de pagamentos é mais uma forma de tornar processos mais inteligentes na sua empresa. Ele funciona muito bem para negócios que são marketplaces ou que possuem vendedores comissionados.

O split é uma ferramenta que distribui um pagamento para duas ou mais contas recebedoras. Pode ser uma conta principal e uma conta secundária, por exemplo. Dessa forma, suponha que um produto seja vendido a R$100, e, deste valor, 50% pertença ao marketplace e 50% ao vendedor, hipoteticamente. O split atua diretamente na fonte do pagamento, dividindo o valor de acordo com essa configuração para cada recebedor: 50/50.

Sem o split automático, pelo contrário, os 100 reais iriam para uma única conta, e esta teria que repassar os 50% correspondentes ao vendedor posteriormente. Isso geraria mais etapas, que acarretam em mais espera de recebimento pelo vendedor, envolve taxas de transferência e impostos em dobro devido à bitributação.

As vantagens de contratar uma plataforma que faça split de pagamentos automático vão desde mais rapidez nos recebimentos para todas as partes envolvidas na venda, até a eliminação de transferências intermediárias e da bitributação sobre o valor. 

Saiba mais aqui.

Cobrança inteligente em um só lugar

Se você acompanhou este post até o final, tenho uma informação essencial para você. De nada adianta buscar plataformas no mercado que realizam apenas uma parte dessas 4 formas de cobrança inteligente que eu te contei.

Para que a sua operação seja realmente escalável, é imprescindível que a sua loja online conte com uma plataforma que ajude em todas essas etapas, e, por isso, eu recomendo a IUGU. A gestão de uma plataforma de e-commerce aliada a integração com a iugu, facilita demais ter o controle total das vendas. 

É uma solução de meios de pagamento com um painel super completo para gestão de vendas, além de recursos de automação como a régua de cobrança, cobranças recorrentes e split de pagamentos.

A iugu tem planos e preços para todos os tamanhos de negócios e um time de consultores muito parceiros, que vão te ajudar em toda a integração e suporte.

E, como eu não poderia deixar de mencionar, a iugu está com uma condição imperdível para quem tem uma loja VTEX. Contratando a iugu pela sua conta VTEX, você vai ter Pix no seu e-commerce com TAXA ZERO! 

É uma oferta que vai ajudar você a contar com todos os recursos de cobrança inteligente e ainda modernizar os meios de pagamento da sua loja sem pagar nada a mais por usar o Pix (dica: tem bancos cobrando taxas de mais de 1,5% sobre as vendas para te disponibilizar o Pix em vendas).  

Então corre nesse link e contrate já! Ainda tem dúvidas sobre como fazer uma cobrança inteligente com a iugu? A gente pode te ajudar!

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