Carrossel do site com rotação automática ou não? Descubra

Apenas 32% dos ecommerces utilizam o carrossel nos seus sites de forma correta. Saiba se você também sabe usar essa ferramenta de forma correta.

Se você é um usuário assíduo do Instagram, faz compras online e navega pela internet, provavelmente você está familiarizado com o conceito de carrossel no site, mesmo que não o reconheça pelo nome. 

O carrossel do site recebe esse nome pois remete ao brinquedo que é conhecido em parques de diversões que está constantemente girando e voltando ao mesmo ponto. Esta ferramenta possibilita que um espaço que seria exibido apenas uma informação possa exibir muitas mais. 

O que é carrossel no ecommerce? 

O carrossel é nada além do que uma junção de banners em um mesmo espaço que se alternam para serem exibidos ao usuário. O carrossel se tornou muito popular nos sites de ecommerce no Brasil, principalmente nas HomePages.

Este slideshow possibilita a exibição de diferentes conteúdos, o que faz todo sentido para um site de ecommerce que quer falar com cada um dos seus usuários com mensagens distintas. 

Em um carrossel, é possível exibir produtos de diversas categorias sem precisar encaixar todos em um só banner. Com a variedade de banners sendo exibidos em revezamento, seus tamanhos podem ser grandes o suficiente para além de fotos, ter informações bem visíveis ao cliente, já que não é necessário disputar espaço na tela com outros anúncios. 

 

Rotação do carrossel no site

 

O carrossel, por sua vez, pode ter uma rotação automática ou não, e para tomar esta decisão, alguns aspectos devem ser levados em consideração:

 

  • A rotação automática exibe para os clientes que não girariam o carrossel manualmente os outros banners que poderiam o interessar 
  • A rotação manual permite que o usuário mantenha a atenção onde mais lhe interessa e possa girar o banner quando desejar 

 

Entretanto, esta decisão deve ser atrelada a alguns outros aspectos: 

 

Tempo de giro do carrossel

O carrossel que possui a rotação automática está programado para mudar de banner a cada x segundos.

Esses x segundos devem ser bem escolhidos para que o usuário possa visualizar as informações de cada um dos banners de forma íntegra, afinal, o objetivo é exibir o conteúdo.  

 

Botões para passagem

Independente da rotação ser automática ou não, é essencial que o usuário possa passar o slide quando desejar. 

Para isso, deve-se exibir de forma clara que existe esta possibilidade e isto deve ser feito através de botões com setas ou swatches que indiquem como realizar a ação.

 

Pausar o carrossel

Neste aspecto há uma divergência quando falamos em mobile e desktop. A possível pausa no carrossel para visualizar com calma o conteúdo de um banner em especial, é realizada com o mouse localizado na imagem que está sendo exibida.

Com isto, entende-se que o usuário esteja verificando o conteúdo e a rotação é pausada. 

Já quando se fala em mobile, não é possível rastrear esta intenção, e por isto, a decisão de possuir uma rotação automática no mobile pode não ser assertiva.    

 

Stop no carrossel

Diferentemente da pausa no carrossel por alguns instantes, quando o mouse está localizado sobre a imagem, o stop é algo definitivo. 

Quando o usuário gira o carrossel de forma manual, entende-se que ele já compreendeu que existe esta possibilidade e realizou esta ação pois deseja visualizar um conteúdo específico. Com isso, a rotação deixa de ser automática de forma definitiva.  

 

Apenas 32% dos ecommerces utilizam o carrossel nos seus sites de forma correta

 

Diante dos aspectos abordados pela importância implementação dos carrosseis de maneira correta, vale pontuar que essa funcionalidade ainda não é tão encontrada nos ecommerces. 

Isso é demonstrado pela análise ESHOPPER em que apenas 32% dos sites do ranking ESHOPPER o possuem. Dos que possuem essa opção, 31% são da categoria de Moda e Acessórios e 21,8% são da categoria de Esportes. 

É interessante que os ecommerces se atentem a esse tipo de funcionalidade para proporcionar, cada vez mais, comodidade e a melhor experiência para os seus usuários.

 

Fonte: ESHOPPER

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp