Bora vender através da internet?

Muitas pessoas enxergam na internet uma maneira fácil de ganhar dinheiro. 

 

Imagens de empreendedores com notebooks na beira da praia, dedicando poucas horas do dia a um negócio que parece extremamente rentável, circulam pelas redes e atraem milhares de interessados.

 

Mas será que isso é real?

 

Para vender na internet basta um computador com conexão rápida, um produto diferenciado e pronto! Está feita a venda!

 

Quem trabalha todos os dias vendendo pela internet sabe que não é bem assim. Na verdade, os momentos de praia e de lazer se tornam reduzidos quando o seu objetivo é construir algo memorável vendendo através da internet.

 

Vender é colocar a mão na massa, é execução. É pensar grande e executar maior ainda, e para isso, com certeza a internet vai ajudar muito, mas ela é só um meio.

 

Em 2020 a internet se consolidou como um dos meios mais viáveis de realizar vendas, mesmo para quem tem um PDV. Todos precisaram se adaptar ao momento e implementar um processo de vendas capaz de gerar e de lidar com a demanda que apareceu e que precisava desafogar em algum lugar.

 

Para atender essas demandas, duas coisas se tornaram essenciais:

  1. um processo de vendas através da internet.
  2. uma área de MKT mais científica e menos analítica

 

E é sobre como obter essas duas coisas que eu vou falar neste artigo.

 

Como implementar um processo de vendas através da internet

 

A internet pode ser a sua principal fonte de renda, sim. Ela é a minha fonte há mais de 10 anos e foi por meio dela que eu realizei meu desejo de empreender e de construir algo de valor.

 

Porém existem muitos meios não profissionais de fazer isso, e eu vou te ensinar o jeito correto agora.

 

Por que você deve aprender a vender na internet? Eu vou lhe dar 3 motivos: 

 

porque é uma área onde circula muito dinheiro; 

porque toda empresa precisa aprender a vender na internet se quiser sobreviver; 

e, acima de tudo, porque você não precisa de grandes clientes para ganhar bem.

 

Mas qual o método correto de fazer isso? Vou entregar o mapa pra você aqui:

 

Tráfego -> engajamento -> conversão -> retenção.

 

O tráfego é o primeiro pilar do processo para vender através da internet, pois sem tráfego na frente da sua loja, você não consegue que as pessoas vejam seu produto.

 

Na vida real é assim, e na internet é a mesma coisa. Só que gerar tráfego na internet é diferente de gerar na vida real.

 

Tentar vender um produto sem uma fonte de tráfego para ele é como instalar uma loja no meio do deserto, e você vai acabar vendo seus esforços minguarem.

 

O ideal nesse caso, principalmente se for um produto pouco conhecido (como um lançamento) é colocá-lo no local que vai gerar maior tráfego possível e fazer também um grande esforço para levar as pessoas até lá.

 

O engajamento é um pilar que depende de mais planejamento a longo prazo. Ele representa encontrar o seu público e fazer com que este grupo de pessoas engaje com seu produto.

 

É esse fator que faz com que seu produto se torne desejável, e assim você não precisa convencer ninguém a comprar nada, precisa apenas ofertar, já que a procura já existe.

 

No entanto, gerar engajamento é um pouco mais complicado do que parece. Demanda tempo e engajamento seu, também. 

 

Quando o dono do produto não sabe vendê-lo ou não vê valor no próprio produto, dificilmente ele vai conseguir fazer com que outras pessoas se interessem por ele.

 

No momento da conversão é quando o time de vendas de fato entra em campo para realizar a venda. Este pilar se chama justamente conversão e não venda porque ele converte aquilo que vem sendo construído nos outros dois primeiros pilares.

 

É a consolidação do encantamento da audiência, o SIM definitivo ao benefício do seu produto.

 

Nos dois primeiros pilares você veio construindo o valor do seu produto diante do público. Agora é a hora de valorizar o cliente. O momento da conversão é o primeiro passo para consolidar a fidelização, portanto ele deve representar uma porta aberta para o cliente sempre.

 

Esse é o momento de oferecer o seu melhor para o consumidor.

 

Finalmente chegamos à retenção.

 

Na retenção o encantamento e o bom atendimento resultam em fidelização do cliente, o que é sempre o melhor cenário para uma empresa.

 

Por que a fidelização é o melhor cenário? Simplesmente porque o custo para adquirir um cliente é sempre maior do que para manter esse mesmo cliente. E se os 3 primeiros pilares tiverem sido executados corretamente o quarto é o mais fácil deles.

 

Quando o público é impactado por um anúncio seu, engaja com o produto, converte em venda e volta a comprar um tempo depois, então você tem um processo de venda completo através da internet implementado da melhor forma possível! 

 

Esse é o mapa, mas sinto que você precisa de mais informações para conseguir executá-lo, e é aí que entra o segundo item que eu mencionei lá no começo para vender através da internet: um marketing mais científico do que artístico.

 

Como ter uma área de MKT mais científica e menos analítica

 

Se você tem uma empresa e nela existe um setor de marketing, alguma vez você já viu os envolvidos no setor comemorando número de curtidas na postagem?

Ou número de compartilhamentos?

 

Ótimo. Quantas vendas esses números trouxeram para a sua empresa? Aposto que esse time não sabe dizer. E se você perguntar o valor do CAC (custo por Aquisição de Cliente) ou de outra métrica ainda mais complexa, eles vão saber menos ainda.

 

Essa é a questão que eu proponho aqui. Um marketing voltado para indicadores mensuráveis, para que seja possível analisar os dados e traçar estratégias mais analíticas do que premiáveis (na minha visão, um dos grandes problemas das agências de publicidade é que elas gostam de utilizar o cliente como veículo pra ganhar prêmios).

 

Essa é a abordagem que permite tornar o marketing mais científico do que artístico, para que ele consiga retornar em VENDAS, acima de qualquer outra coisa.

 

Este é o modelo que eu considero melhor e que venho executando na maior parte da minha trajetória dentro do marketing digital.

 

Como uma pessoa que genuinamente vive de vender através da internet, eu posso dizer com clareza que ele tem funcionado há pelo menos 8 anos para mim e para a V4 Company.

 

Este estilo de operação, que não considera métricas de vaidade como vitórias, pode ser implantado numa empresa através dos Cientistas do Marketing, pessoas que dominam essa formação e que sabem traçar estratégias voltadas para:

 

vender mais, vender mais vezes, vender para mais pessoas e vender pelo maior valor.

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