7 técnicas para ter uma boa oratória

Desenvolver a oratória se tornou uma necessidade urgente. Profissionais que nunca pensaram em aprender técnicas de comunicação se viram com desafios de aparecer em frente a uma câmera, gravar vídeos, fazer apresentações ou PITCHs.

O mais indicado é não esperar até que essa necessidade se torne ainda mais urgente, mas começar, hoje mesmo, a desenvolver sua comunicação.

Separei, então, as 7 técnicas para ter uma boa oratória que considero mais importantes e eficazes. Siga a leitura e veja quais são elas!

1 Mapa mental para organizar o raciocínio

O Mapa Mental é uma das técnicas mais eficientes para organizar o raciocínio. É desse raciocínio que virá o seu conteúdo, em uma fórmula mais ou menos assim: um raciocínio organizado leva a um conteúdo organizado.
O Mapa Mental também é eficiente para ser usado como um guia nas etapas de prática, facilitando os ajustes no conteúdo e a familiarização com aquilo que você quer dizer. Para aplicá-lo:

– Divida seu tema central em 3 tópicos
– Para cada um desses temas, crie uma imagem
– Organize essas imagens na ordem da sua fala
– Crie sua introdução e conclusão
– Use esse mapa para praticar e realizar ajustes

2 Domínio vocal para dar energia à voz

A voz é um instrumento com variados recursos. O domínio vocal está, portanto, em conhecer esses recursos e aplicá-los nos momentos mais adequados, isto é, de uma maneira estratégica.

Dar energia à voz significa: saber mudar o tom em trechos importantes ou para dar emotividade, encontrar e variar o ritmo de fala, fazer pausas intencionais para potencializar a sua mensagem, por exemplo.

3 Controle da linguagem corporal para evitar ruídos

Você diz que está muito feliz com os resultados da sua empresa, durante uma apresentação para todos os profissionais do seu setor. No entanto, seu rosto está sério, inalterado, neutro. Aqui, há um claro ruído.

O controle da linguagem corporal está, portanto, na habilidade de fazer com que o você expressa através de palavras (sua mensagem) esteja em sintonia com o que você expressa pela linguagem não-verbal: gestos, olhar, expressões, postura…

4 Storytelling para contar uma boa história

Seres humanos amam histórias. É assim quando somos crianças e é assim agora, quando assistimos a filmes ou séries. Por isso, o storytelling tem sido uma técnica tão mencionada e usada nos últimos tempos.

Contudo, é preciso aprender a utilizá-la na prática e entender qual é a história mais adequada segundo o seu público, o seu objetivo e o contexto no qual está inserida a sua situação de exposição de fala.

5 Datastorytelling para falar sobre números

Já o datastorytelling, por sua vez, é parecido ao storytelling, mas focado em apresentações sobre números, dados ou estatísticas. Para que elas sejam atrativas, é preciso inserir esses números em narrativas.

Com essas narrativas, será mais fácil transmitir a sua mensagem ao público e cumprir sua chamada para a ação: seja ela uma venda, informar, persuadir, fechar um negócio, ser promovido ou quaisquer outras.

6 Escuta ativa para argumentação

Escutar também é uma habilidade. Aliás, é uma habilidade e uma técnica para uma estratégica mais eficiente de argumentação. Como? Ao ouvir o outro (sua audiência), você entende melhor seu perfil e entende suas dores, necessidades, desejos.

Todo esse conhecimento sobre sua audiência permite definir uma abordagem que, para esse público específico, é a mais eficaz. Por outro lado, sem conhecer minimamente essas pessoas, será muito difícil chegar até elas realmente.

7 Improviso para elevar as habilidades

O improviso é uma competência que, geralmente, é desenvolvida por quem já tem uma base na comunicação. É como se você tocasse violão: as outras técnicas são os acordes básicos. O improviso são os arranjos mais complexos.

Lidar com o improviso e interiorizar estratégias específicas também precisa estar entre suas técnicas para ter uma boa oratória e, assim, se comunicar melhor, com mais impacto, clareza e eficiência.

Essas 7 técnicas são essenciais para uma oratória de excelência. Para um resultado mais completo e que englobe os três pilares da comunicação (voz, conteúdo e linguagem corporal), desenvolva todas elas.

Se quiser um processo mais otimizado, considere um treinamento em oratória e tenha o feedback profissional de quem entende de comunicação!

Fonte:
www.thespeaker.com.br

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